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dc.contributor.advisorSimonassi, Andrei Gomes-
dc.contributor.authorSouza, Jedidias Pereira-
dc.date.accessioned2016-03-04T18:47:06Z-
dc.date.available2016-03-04T18:47:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Jedidias Pereira. Uma curva de Philips ampliada com o sentimento de consumidores e empresários. 2015. 43f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza - Ce, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15335-
dc.description.abstractThis paper regards the consumers’ and entrepreneurs’ expectations into estimations of a “modified Phillips Curve” for Brazil. The results show that these "sense variables" may be relevant to model inflation and encourage their use in a inflation forecasting process. Some econometric models, in different specifications, showed significant increases in their explanatory power after the inclusion of these components. Moreover, the timeliness with which the indexes that reflect the sentiment of consumers and entrepreneurs are obtained stimulates their more extensive use in traditional econometric modeling in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.titleUma curva de Philips ampliada com o sentimento de consumidores e empresáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho incorpora as expectativas de consumidores e empresários às estimações de Curvas de Philips para o Brasil. Os resultados demonstram que estas “variáveis de sentimento” podem ser relevantes para modelar a inflação e estimular seu uso na previsão desta componente. Alguns modelos econométricos, em diferentes especificações, apresentaram incrementos significativos em seu poder de explicação após a inclusão destas componentes. Ademais, a tempestividade com a qual são obtidos os índices que refletem o sentimento de consumidores e empresários estimula o seu uso mais extenso nas modelagens econométricas tradicionais no Brasil.pt_BR
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