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dc.contributor.advisorDeSouza, Sérgio Aquino-
dc.contributor.authorGoes, Jean Sampaio-
dc.date.accessioned2016-02-26T19:03:55Z-
dc.date.available2016-02-26T19:03:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGOES, Jean Sampaio. Fusão Sadia/Perdigão: Análise do caso sob a metodologia de estudos de eventos. 2015. 45f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza - Ce, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15278-
dc.description.abstractThis study's main objective is to try to identify the competitive effect of the merger between Sadia and Perdigão in the food market in Brazil. Since both companies have shares in the Stock Exchange, a good method to check this competitive effect is by using the Event Study. This methodology has the merit objectivity and may result in relatively simple cases: if the merger is procompetitive , the abnormal returns of rivals of the merged firms showed negative signs, otherwise, the merger may be considered anticompetitive. For database, it was used as source the Ibovespa, and data ECONOMATICA. The econometric model is a traditional OLS. The returns within the normal trajectory of financial assets will be calculated from a estimation window and the abnormal returns are calculated within the event window. Tests will be done to check the statistical significance of the data. Results of the study show that the merger can not be considered procompetitive. Results consistent with the decision of CADE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise de fusõespt_BR
dc.subjectMercado de alimentospt_BR
dc.subjectTeoria do oligopóliopt_BR
dc.titleFusão Sadia/Perdigão: Análise do caso sob a metodologia de estudos de eventospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo principal identificar o efeito competitivo da fusão entre Sadia e Perdigão, no mercado de alimentos do Brasil. Como ambas as empresas possuem ações na Bolsa de Valores, um bom método para verificar esse efeito competitivo é o Estudo de Eventos. Essa metodologia tem como mérito, a objetividade, podendo inferir sobre hipóteses relativamente simples: se a fusão for prócompetitiva, os ditos retornos anormais das rivais às firmas fusionadas apresentarão sinais negativos, caso contrário, a fusão poderá ser considerada anticompetitiva. Para base de dados, usamos como fonte, o IBOVESPA, além de dados da ECONOMÁTICA. O modelo econométrico é um tradicional MQO. Os retornos, dentro da trajetória normal dos ativos financeiros serão calculados a partir de uma janela de estimação e, os retornos anormais serão calculados dentro da janela do evento. Testes serão feitos para verificar a significância estatística desses dados. Os resultados do trabalho mostram que a fusão não pode ser considerada prócompetitiva, os quais são consistentes com a decisão do CADE.pt_BR
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