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dc.contributor.authorAbreu, Ludmila Passos-
dc.contributor.authorFerreira, Sandra Patrícia Ataíde-
dc.date.accessioned2016-02-19T14:35:27Z-
dc.date.available2016-02-19T14:35:27Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationABREU, L. P.; FERREIRA, S. P. A. (2006)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15233-
dc.descriptionABREU, Ludmila Passos; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. Afetividade na educação infantil: contribuições da interação social para a constituição da pessoa. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 36-47, 2006.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focuses on the affective aspect of social interaction as lived by children in pre-school classroom. For that, four five-year-old children were observed during eight days in a private school in the city of Recife, Brazil. The facts observed were registered in chronological order, and fieldnotes were taken and systematized according to previously established categories. Results show that the play time is one of the most important for affective expression, for it promotes the development of this aspect.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.titleAfetividade na educação infantil: contribuições da interação social para a constituição da pessoapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho enfoca o aspecto afetivo da interação social vivenciada pelas crianças no espaço da sala de aula, em uma turma de educação infantil. Para tanto, foram observadas no decorrer de oito dias letivos quatro crianças com idades de 4 e 5 anos, componentes da turma do pté-escolar I, de uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), uma empresa privada localizada na cidade de Recife. As observações foram realizadas a partir de categorias preestabelecidas, e os fatos ocorridos foram registrados em ordem temporal através de anotações, sendo, em seguida, sistematizados de acordo com as referidas categorias. Os resultados apontaram que as relações estabelecidas nas brincadeiras constituem um dos momentos mais significativos para a expressão da afetividade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento desse aspecto da constituição da pessoa.pt_BR
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