Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15199
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDeSouza, Sérgio Aquino-
dc.contributor.authorSouza, Lívia dos Santos-
dc.date.accessioned2016-02-17T19:23:33Z-
dc.date.available2016-02-17T19:23:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSOUZA, Lívia dos Santos. Fatores determinantes da implementação de inovação de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. 2014. 54f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15199-
dc.description.abstractInnovation is a dynamic process that enables the implementation of something new or substantially improved, changes may raise both the company and the socioeconomic context which is inserted. Innovative results are various, since his own creation can chain new processes or improvements to procedures and techniques employed in the production or supply of services. The purpose of this project is to analyze the determinants of implementation of innovations in product or process by braziliancompanies. For this purpose, used data from the Research of Innovation ( PINTEC 2011), conducted by the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), with support from FINEP and MCTI. The data has reference to the total Brazil, the companies in the industrial and service sector in the period 2009-2011. Based on the literature, constructed an econometric model relating factors that can influence the percentage of companies that implement innovations. Some hypotheses were developed and tested empirically. The model has as independent variables the government's support, cooperative relationships with other organizations, expenditure on innovation activities of the sales revenue, persons employed in internal R&D with degree and funding from third resources, measured in proportion to the number companies investigated. The results confirm the hypothesis formulated that government support is positively related to the percentage of brazilian companies that implement product innovations and/or process. And in the case of process innovation, expenditure on innovation activities and professional qualification also proved to be significant factors. The global significance of the model confirmed the joint action of the factors as determinants of the implementation of product innovations and/or new or significantly improved processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectRegressão múltiplapt_BR
dc.titleFatores determinantes da implementação de inovação de produto e/ou processo pelas empresas brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inovação é um processo dinâmico que possibilita a implementação de algo novo ou substancialmente aperfeiçoado, podendo suscitar mudanças tanto na empresa quanto no contexto socioeconômico o qual está inserido. Os resultados inovativos são diversos, uma vez que sua própria criação pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e técnicas empregados na produção ou no fornecimento de serviços. A proposta deste trabalho é analisar quais os fatores determinantes da implementação de inovações de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de Inovação (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados têm como referência o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviço, no período de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo econométrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovações. Algumas hipóteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variáveis independentes o apoio do governo, relações de cooperação com outras organizações, dispêndio em atividades inovativas sobre a receita líquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nível superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao número de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipótese formulada de que o apoio do governo está positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovações de produto e/ou processo. E, no caso de inovação de processo, dispêndios em atividades inovativas e qualificação profissional também se mostraram como fatores significativos. A significância global do modelo confirmou a atuação conjunta dos fatores como determinantes da implementação de inovações de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados.pt_BR
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dissert_lssouza.pdf899,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.