Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15186
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O processo pedagógico de educação para direitos humanos: o caso da evolução das lutas pela efetivação do direito à educação em Fortaleza |
Authors: | Bodião, Idevaldo da Silva |
Keywords: | Educação de direitos humanos;Evolução das lutas;Direito à educação |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | BODIÃO, Idevaldo da Silva. O processo pedagógico de educação para direitos humanos: o caso da evolução das lutas pela efetivação do direito à educação em Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 2, n. 46, p. 97-100, 2003. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Ainda que ao longo do século XX o mundo tenha assistido a uma sucessão de atrocidades que ajudaram a corroer a idéia que os indivíduos são portadores de direitos, pelo simples fato de existirem como seres humanos, nós adentramos no século XXI com um razoável conjunto de documentos internacionais, subscritos pelos países membros da Organização das Nações Unidas, que ajudam a consolidar uma rede de proteção e promoção de direitos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) é, certamente, o mais importante desses textos, mas também merecem destaques, por exemplo, a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial (1965), o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (1966), o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (1979) e a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989)... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15186 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2003_art_isbodiao.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.