Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarinho, Emerson Luís Lemos-
dc.contributor.authorDias, José Ricardo Moreira-
dc.date.accessioned2016-02-04T21:16:06Z-
dc.date.available2016-02-04T21:16:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationDIAS, José Ricardo Moreira. A eficiência das escolas públicas estaduais do ensino médio regular no Ceará. 2014. 42f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15165-
dc.description.abstractThis study evaluates the relative technical efficiency of resources / public investment in education in the public schools of the regular high school in the state of Ceará for the year 2012. Employee the model uses the Data Envelopment Analysis (DEA) based on the application of methods linear mathematical programming. The analysis was based on indicators and variables related to expenditures on cost and maintenance of schools, the average daily class hours, the number of computers available to students, the rates of agegrade, approval and notes SPAECE averages. After the construction of the boundary of technical efficiency of these schools, the efficiency scores possible to construct a rank, noting that in 2012, approximately 20% of the surveyed school units were effective in the proposed model.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dados (DEA)pt_BR
dc.titleA eficiência das escolas públicas estaduais do ensino médio regular no Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo avalia a eficiência técnica relativa dos recursos/investimentos públicos com educação nas escolas públicas do ensino médio regular do Estado do Ceará para o ano de 2012. O modelo empregado utiliza a Análise Envoltória de Dados (DEA), que se baseia na aplicação de métodos de programação matemática linear. A análise foi realizada tendo como base os indicadores e variáveis relacionadas aos gastos com custeio e manutenção das escolas, à média de horas-aula diária, ao número de computadores à disposição dos estudantes, às taxas de distorção idade-série, de aprovação e às notas médias do SPAECE. Após a construção da fronteira de eficiência técnica dessas escolas, os escores de eficiência possibilitaram construir um rank, observando-se que em 2012, aproximadamente, 20% das unidades escolares pesquisadas mostraram-se eficientes no modelo proposto.pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dissert_jrmdias.pdf364,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.