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dc.contributor.authorMc Donald, Brendan Coleman-
dc.date.accessioned2016-02-04T17:12:39Z-
dc.date.available2016-02-04T17:12:39Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationMc DONALD, Brendan Coleman. A escala natural de avaliação da aprendizagem humana. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 18-31, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15158-
dc.description.abstractThe Human Learning Natural Evaluation Scale presents several advantages when compared with the traditional ten-point scale used in the verification of school learning. It is a scale that takes into account the affective dimension as well as the cognitive dimension in the learning processo. It is not a continuous scale but rather one divided into three separate parts. The first part is original in the sense that it classifies the student's learning as non-observable, something that is not synonymous with the absence of learning. This part of the scale is also uncommon because it is a motivational factor in the learning processo. The second part of the scale shows that learning has occurred when it becomes observable and quantifiable. The third part of the scale indicates when the learner has become quasi autonomous or autonomous. This occurs when the student's learning becomes self-motivated, spontaneous, creative and mature. The scale also shows with great clarity exactly where the student is in the teaching-learning processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem - aprendizagempt_BR
dc.subjectNão observável - aprendizagempt_BR
dc.subjectQuase autônoma e autônomapt_BR
dc.titleA escala natural de avaliação da aprendizagem humanapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Escala Natural de Aprendizagem Humana apresenta várias vantagens sobre a tradicional escala de dez pontos usada na verificação da aprendizagem escolar. É uma escala que leva em consideração o aspecto afetivo e não somente o aspecto cognitivo. Não é um contínuo, mas uma escala dividida em três partes distintas. A primeira parte é bastante original no sentido em que classifica a aprendizagem do aluno como "não observável" algo que não é sinônimo de ausência de aprendizagem. Esta parte da escala é também incomum sendo um fator motivacional do aluno. A segunda parte mostra a aprendizagem quando passa a ser observável e quantificável. A terceira parte da escala indica aprendizagem quase autônoma ou autônoma. Nesta parte da escala a aprendizagem é considerada automotivada, espontânea, criativa e madura. A escala mostra com clareza exatamente onde o aluno está no seu processo ensino-aprendizagem.pt_BR
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