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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTrompieri Neto, Nicolino-
dc.contributor.authorNascimento, Cláudio Bento do-
dc.date.accessioned2016-02-02T22:28:06Z-
dc.date.available2016-02-02T22:28:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Cláudio Bento do. Professores em regime de contrato temporário: uma análise do impacto no rendimento dos alunos das escolas públicas estaduais do Ceará. 2014. 29f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Ecnomia, CAEN, Fortaleza-Ce, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15096-
dc.description.abstractIn the presence of temporary teachers in all state schools, it becomes necessary to identify the impact that these professionals, governed by temporary contracts, have with respect to the students of 8th grade (9th year) of state schools in the state of Ceará in the period of 2011, with reference to student proficiency in disciplines of math and portuguese of the Brazil Exam of 2011. To measure this impact, were taken into consideration some variables related to the characteristics of students and their families, once that, according to the literature, these are the variables that proved more related to academic performance of students. In the present study a model of multiple linear regression was used, with the use of cross section data and of dummy variables estimated using ordinary least squares (OLS). From the results, it was found that the estimated coefficient relative to official teachers, as expected, showed a much greater positive impact relative to temporary teachers with respect to the student proficiency in the disciplines of math and portuguese.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessor temporáriopt_BR
dc.subjectProfessor concursadopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.titleProfessores em regime de contrato temporário: uma análise do impacto no rendimento dos alunos das escolas públicas estaduais do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante da presença de professores temporários em toda rede estadual de ensino, torna-se necessário identificar o impacto que esses profissionais, regidos por contratos temporários, têm em relação aos alunos da 8ª série (9º ano) das escolas estaduais do Estado do Ceará no período de 2011, tendo como referência a proficiência dos alunos nas disciplinas de matemática e português da Prova Brasil de 2011. Para mensurar esse impacto, foram levadas em consideração algumas variáveis relacionadas às características dos alunos bem como de suas famílias, tendo em vista que, de acordo com a literatura, essas variáveis são as que mais se mostraram relacionadas ao desempenho escolar dos estudantes. No presente estudo foi utilizado um modelo de regressão linear múltipla, com a utilização de dados cross section e de variáveis dummies estimadas pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO). Pelos resultados, verificou-se que o coeficiente estimado em relação aos professores concursados, como esperado, apresentou um impacto positivo bem maior em relação aos professores temporários no que tange a proficiência do aluno nas disciplinas de matemática e português.pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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