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dc.contributor.advisorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorRoldan, Vivianne Pereira Salas-
dc.date.accessioned2016-02-02T12:27:26Z-
dc.date.available2016-02-02T12:27:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationROLDAN, Vivianne Pereira Salas. Comportamento criativo em equipes de telejornalismo: a atuação da liderança em emissoras de TV. 2012. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15072-
dc.description.abstractThis work was developed in order to analyze the management of creativity in cultural organizations, whose context the leaders brings a series of dilemmas about the best resolutions to be taken. The chosen field was the television industry and the units of analysis were the television news teams from TV Assembleia, TV Jangadeiro and TV O POVO. In the television field, managers are challenged to learn how to create practices and policies that encourage journalists to produce high quality programs, and make use of intervention strategies that lead to creative processes desired efficacy. The aim of this study was to analyze the role of leadership for the promotion of creative behavior in work teams in television news companies TVs Ceará. As specific objectives, the research sought to: 1) To analyze the performance of the creative teams of TV Journalism and its relationship with the leadership style; 2) Check the specifics of the context and role of leadership; 3) Investigate the differences in performance between the leaders of the organizations studied. The work followed a qualitative and quantitative approach, characterized as descriptive as to the purposes. As instruments of data collection, applied the questionnaire model for Creative Leadership Rickards and Moger (2000) with leaders and teams of television news. A second questionnaire and a semi-structured interviews were applied to leaders, to deepen the study. It was found that the leaders of the TV stations make use of these combined strategies of the style of transactional and transformational leadership to lead their teams. Nevertheless, the quantitative results of the Spearman correlation suggests that in the context of TV Jangadeiro and TV Assembleia there is a greater relationship between transformational leadership, the factors of creative leadership, and team performance with respect creativity, productivity and knowledge management. For the TV O POVO, the correlation analysis suggests that both leadership styles are positively related with the factors of creative leadership. With respect to team performance, suggests that transactional leadership applied by managers contributes to the best knowledge management team.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectGrupos de trabalhopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleComportamento criativo em equipes de telejornalismo: a atuação da liderança em emissoras de TVpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação foi desenvolvida com o intuito de abordar a gestão da criatividade nas organizações culturais, cujo contexto traz aos líderes uma série de dilemas em torno das melhores decisões a serem tomadas. O campo escolhido foi a indústria televisiva e as unidades de análises foram as equipes de telejornalismo da TV Assembleia, TV Jangadeiro e TV O POVO. No campo televisivo, os gestores são desafiados em saber como criar práticas e políticas que motivem os jornalistas a produzirem programas de ótima qualidade, e fazer usos de estratégias de intervenção que conduzam os processos criativos à eficácia desejada. O objetivo geral deste estudo foi analisar a atuação das lideranças para a promoção do comportamento criativo em equipes de trabalho de telejornalismo em empresas de TVs cearenses. Como objetivos específicos, a pesquisa pretendeu: 1) Analisar o desempenho criativo das equipes de Telejornalismo e sua relação com o estilo de liderança; 2) Checar aspectos específicos do contexto e da atuação das lideranças; 3) Averiguar as diferenças de atuação das lideranças entre as organizações estudadas. O trabalho seguiu uma abordagem quanti-quali e caracteriza-se como descritivo, quanto aos fins. Quanto aos meios, é um estudo bibliográfico, documental e de campo, tendo sido adotado o método de estudo de casos múltiplos, com finalidade comparativa. Como instrumentos de coleta de dados, aplicou-se o questionário do modelo de Liderança Criativa de Rickards e Moger (2000), com os líderes e liderados das equipes de telejornalismo. Um segundo questionário e uma entrevista semiestruturada foram aplicados com os líderes, para aprofundamento do estudo. Constatou-se que as lideranças das emissoras de TV fazem uso combinado das estratégias do estilo de liderança transacional e transformacional para conduzirem suas equipes. Apesar disso, os resultados quantitativos da correlação de Spearman sugerem que no contexto da TV Assembleia e TV Jangadeiro há uma maior relação entre a liderança transformacional, os fatores de liderança criativa, e o desempenho da equipe com relação criatividade, produtividade e gerenciamento do conhecimento. Para a TV O POVO, a análise de correlação sugere que ambos os estilos de liderança possuem relação positiva com os fatores de liderança criativa. Com relação ao desempenho da equipe, sugere que a liderança transacional aplicada pelos gestores contribui para o melhor gerenciamento do conhecimento da equipe.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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