Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14994
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O governo populista de Perón e seus mecanismos de controle social
Autor(es): Mello, Lucila Maria Borges de
Freitas, Norma Sueli Semião
Palavras-chave: Peronismo;Controle Social;Propaganda
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates.
Citação: MELLO, Lucila Maria Borges de; FREITAS, Norma Sueli Semião. O governo populista de Perón e seus mecanismos de controle social. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.1, n.1 p. 1-14, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1388/1294>. Acesso em: 28 out. 2015.
Resumo: O presente ensaio tem por objetivo analisar o governo populista de Juan Domingo Perón na Argentina enfocando o papel desempenhado pela propaganda política para a sustentação do líder no poder. Nesse sentido, foi fundamental a criação de elementos emocionais pela propaganda para conquistar o apoio da população através da propagação de símbolos e imagens que despertassem o lado emocional e o imaginário do povo. Através da propaganda utilizou-se fortemente os principais meios de comunicação como a imprensa(jornal), o rádio e a educação. A figura de Evita foi de extrema relevância para a conquista dos trabalhadores para o peronismo tanto no campo político como social. Dessa maneira, buscar-se-á compreender até onde o caráter autoritário da propaganda contribuiu decisivamente para a cooptação e manipulação das massas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14994
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_lmbmello.pdf82,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.