Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14983
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O coro dos descontentes: o ato de contestar e resistir na ditadura militar Argentina
Autor(es): Freitas, Bruno Cordeiro Nojosa de
Souza, Francisco Iderlan Meneses de
Palavras-chave: Argentina;Ditadura Militar;Sociedade;Resistências
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates
Citação: FREITAS, Bruno Cordeiro Nojosa de; SOUZA, Francisco Iderlan Meneses de. O coro dos descontentes: o ato de contestar e resistir na ditadura militar Argentina. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-12, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1600/1447>. Acesso em: 25 nov. 2015.
Resumo: Dizendo respeito ao período da ditadura militar na Argentina, este artigo se baseia especialmente em fontes escritas da época, disponibilizadas na Internet, e material bibliográfico. Examinamos aqui a resistência de algumas associações contestatórias, mas levamos em conta também as ações internas do próprio governo. Os principais grupos analisados são os Montoneros, como signo da luta revolucionária, e as Mães da Plaza de Mayo, membros de uma sociedade que se mobiliza de forma tardia, mas efetiva. Além de incidir a pesquisa na ditadura militar, é feita uma análise dos contextos em que se desenrolam as ações desses grupos. Como problema, procuramos compreender em que medida as ações de resistência e contestação foram importantes e decisivas para o enfraquecimento do regime.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14983
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_bcnfreitas.pdf70,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.