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dc.contributor.advisorHenriques, Júlia Maria Pereira de Miranda-
dc.contributor.authorCarvalho, Cid Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2012-01-09T12:57:42Z-
dc.date.available2012-01-09T12:57:42Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCarvalho, C. V.; Henriques, J. M. P. M. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1492-
dc.descriptionCARVALHO, Cid Vasconcelos de. Melodrama e nação no cinema brasileiro dos anos 1940. 2007. 322f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós- Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.description.abstractI wanna to realize an approach about brazilian film production linked with Estado Novo values. The movies are the feature films Birds without Nest (1939) by Raul Roulien, Clay (1940) by Humberto Mauro and Forbidden Romance (1944) by Adhemar Gonzaga. My key matter is to show the easy or difficult relations of those ideological values with the melodramatic structure of its dramaturgy. I use, above all, of the filmic analyses methodology. However, it was important a bibliographical survey under the historical moment and the conceptions of nation and melodrama used. I discovered, in many points, that some constructions of the nation as immagined community, were opposed of the subtitles that could be note on the narratives, specially in some matters like social classes relations and ethnics and gender representations. In respect the last theme, some important matters could be observed in that movies, all of them with women in the main roles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectComunicacao visualpt_BR
dc.subjectGonzaga, Adhemar, 1901-1978.Romance proibido - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMauro, Humberto, 1897-1983.Argila - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRoulien, Raul,1905-2000.Aves sem ninho - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRoteiros cinematográficos - História e Crítica - Anos 1940pt_BR
dc.subjectCinema brasileiro - Aspectos sociais - Anos 1940pt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectCinema e estado - Anos 1940pt_BR
dc.subjectMulheres no cinema - Anos 1940pt_BR
dc.subjectBrasil - História - Estado Novo,1937-1945pt_BR
dc.subjectBrasil - Usos e costumes - Anos 1940pt_BR
dc.subjectBrasil - Condições sociais - Anos 1940pt_BR
dc.titleMelodrama e nação no cinema brasileiro dos anos 1940pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrProcuro realizar uma abordagem sobre a produção nacional cinematográfica ficcional considera mais próxima de valores que diziam interesse ao Estado Novo. Trata-se dos filmes de longa-metragem Aves sem Ninho (1939), de Raul Roulien; Argila (1940), de Humberto Mauro e Romance Proibido (1944), de Adhemar Gonzaga. Minha principal preocupação é observar como tais valores ideológicos convivem com a estrutura notadamente melodramática que acompanha tal produção em harmonia ou não. Para tanto faço uso, sobretudo, da análise fílmica dos filmes em questão, mas igualmente de uma pesquisa bibliográfica sobre a produção em questão e sobre o momento histórico no qual foi produzida e uma pesquisa bibliográfica que fundamente as concepções de nação e melodrama que são trabalhadas na tese. Percebo, em vários momentos, que muito do que é construído em busca de evocar uma nação enquanto “comunidade imaginada” despida de problemas, acaba nas entrelinhas demonstrando uma relação bem mais complexa e difícil na abordagem de temas como a relação entre classes, a representação das raças e a abordagem sobre a mulher, sendo que todas as três produções possuem protagonistas femininas.pt_BR
dc.title.enMelodrama and nation on brazilian cinema of the fortiespt_BR
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