Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14886
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo hidroquímico e issotópico (18O) do aquifero aluvial do Rio Banabuiú - trecho Morada Nova - Ceará
Autor(es): Gomes, Diolande Ferreira
Moura, Idembergue Barroso Macedo
Frischkorn, Horst
Santos, Denise Maria
Freire, George Satander Sá
Palavras-chave: Interação rio/aluvião;Nitrato;Metais Pesados;Oxigênio - 18
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Geologia
Citação: GOMES, DIOLANDE FERREIRA; MOURA, IDEMBERGUE MARROSO MACEDO; FRISCHKORN, HORST; SANTOS, DENISE MARIA; FREIRE, GEORGE SATANDER SÁ. (2010)
Resumo: A área de estudo é o aluvião do rio Banabuiú, onde se encontra o Perímetro Irrigado de Morada Nova, nordeste do Ceará. Nesta área foram coletadas amostras de águas superficiais e subterrâneas para análise de elementos químicos (elementos maiores ou metais pesados) e o isótopo ambiental oxigênio - 18, objetivando fornecer uma base de dados para avaliação atual da qualidade da água, a partir do monitoramento de cerca de dois anos, e para futuros estudos de gestão de recursos hídricos e melhor compreensão dos mecanismos de recarga do aquífero. As águas subterrâneas são dominantemente doces e de boa qualidade, mas alguns pontos apresentam águas salobras e com concentrações preocupantes de nitrato. Os baixos teores em metais tóxicos referem-se a níveis naturais na água. Os valores encontrados de δ 18O constituem-se numa característica do aquífero aluvial, que é decorrente da constante interação com a água superficial, apontando mais para uma alimentação do aquífero a partir do rio do que por águas pluviais.
Descrição: GOMES, Diolande Ferreira; MOURA, Idembergue Barroso Macedo, FRISCHKORN, Horst; et al. Estudo hidroquímico e issotópico (18O) do aquifero aluvial do Rio Banabuiú - trecho Morada Nova - Ceará. Revista de Geologia, Fortaleza, n. 23, n.1 (2010).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14886
ISSN: 0103-2410
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGL - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_dfgomes_2010.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.