Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVale, Alexandre Fleming Câmara-
dc.contributor.authorSilva, Igor Monteiro-
dc.date.accessioned2012-01-02T15:40:22Z-
dc.date.available2012-01-02T15:40:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, Igor Monteiro. Entre lógicas e astúcias: a poética da vingança num certo Abril Despedaçado. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1469-
dc.description.abstractAbout the tension between the institutions and their "users", about strategic calls and tactical deviations, about logics and cunnings, it´s that the present work seeks be structured. Having as reference Michel de Certeau´s conceptions, this dissertation takes Abril Despedaçado film as a investigation field, trying to think about revenge practices and their effects on them involved in the family contentions. Therefore, know that does such practice an institution, analyze their constituent elements and, above all, examine the ways like it is consumed by the habitants of Riacho das Almas - place of the interior baiano, stage of the conflict between Breves and Ferreiras -, are the main objectives. The "reflexivity" made possible by the estrangement and, consequently, the interpellation of the protagonists of the death cycle, is here a reflection object too. It is important to say, that this present work leaves of the idea that the cinema, as aesthetic experience, supplies tracks for understanding the social and cultural world.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectVingançapt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectSalles, Walter,1956-pt_BR
dc.subjectAbril despedaçado - filmept_BR
dc.subjectKadaré, Ismail, 1936- .Abril despedaçado - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAbril despedaçado - Adaptações para o cinemapt_BR
dc.subjectVendetapt_BR
dc.subjectFamílias no cinemapt_BR
dc.subjectTempo - Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectMorte no cinemapt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectRoteiros cinematográficos - História e crítica - Séc.XXIpt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos sociais - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectAestheticpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectRevengept_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.titleEntre lógicas e astúcias: a poética da vingança num certo Abril despedaçadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRESUMO Sobre a tensão estabelecida entre as instituições e seus “usuários”, sobre as chamadas estratégicas e os desvios táticos, sobre lógicas e astúcias é que o presente trabalho visa a se erigir. Tendo como referencial as concepções de Michel de Certau, esta dissertação toma o filme Abril Despedaçado como terreno de investigação sócio-antropológica, procurando refletir acerca das práticas de vingança e de seus efeitos sobre os envolvidos nas contendas familiares. Assim, saber o que faz de tal prática uma instituição, analisar seus elementos constituintes e, sobretudo, examinar as maneiras como ela é consumida pelos habitantes de Riacho das Almas - localidade do sertão baiano, palco do conflito entre os Breves e o Ferreira -, são os principais objetivos. A “reflexividade” possibilitada pelo distanciamento e, conseqüente, a auto-interpelação dos protagonistas do ciclo de morte, também é aqui objeto de reflexão. É importante destacar, ainda, que o presente trabalho parte da idéia de que o cinema, enquanto experiência estética, fornece pistas para compreensão do mundo sócio-cultural.pt_BR
dc.title.enBetween logics and cunnings: the poetic of the revenge in a certain Abril Despedaçadopt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_IMS.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.