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dc.contributor.authorCallegaro, Giovana Dorneles-
dc.contributor.authorBaggio, Maria Aparecida-
dc.contributor.authorNascimento, Keyla Cristiane do-
dc.contributor.authorErdmann, Alacoque Lorenzini-
dc.date.accessioned2016-01-04T12:25:46Z-
dc.date.available2016-01-04T12:25:46Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.citationCALLEGARO, G. D.; BAGGIO, M. A.; NASCIMENTO, K. C.; ERDMANN, A. L. Cuidado perioperatório sob o olhar do cliente cirúrgico. Rev. Rene, Fortaleza, v.11, n.3, p. 132-142, jul./set. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14658-
dc.description.abstractThe objective of this qualitative study was to better understand how the surgical patient perceives the pre-operatory care offered by nursing and health care professionals. Twenty-three subjects in a surgical room of a public hospital in Santa Catarina, Brazil were interviewed. Four categories emerged from data content analysis: Living care and non-care in the surgical experience; Identifying surgical room professionals; Experiencing surgical delays/postponements/cancellations; and Perceiving pre-operatory orientations. Communication, dialogue, information, respect, and pre-operatory orientation found the care relationship between the care-giver and the person receiving care; The little importance given by professionals to its identifi cation, the lack of pre-operatory orientation, and late, postponed, and cancelled surgeries not communicated in time weaken this relationship. It is up to nursing and health care professionals to critically refl ect upon these results, seeking to attend to the multi-dimensionality of the being receiving pre-operatory care.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectAssistência Perioperatóriapt_BR
dc.subjectAssistência ao Pacientept_BR
dc.subjectEquipe de Enfermagempt_BR
dc.subjectEquipe de Assistência ao Pacientept_BR
dc.titleCuidado perioperatório sob o olhar do cliente cirúrgicopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudo qualitativo que objetivou compreender como o cliente cirúrgico percebe o cuidado perioperatório realizado por profi ssionais de enfermagem e de saúde. Foram entrevistados 23 sujeitos em uma unidade cirúrgica de um hospital público do Estado de Santa Catarina. Mediante análise de conteúdo dos dados, emergiram quatro categorias: Vivenciando o cuidado e o não cuidado na experiência cirúrgica; Identifi cando os profi ssionais do centro cirúrgico; Experienciando o atraso/adiamento/cancelamento da cirurgia; e Percebendo as orientações perioperatórias. A comunicação, o diálogo, as informações, o respeito e a orientação pré-operatória fundamentam a relação de cuidado entre ser cuidado e o ser cuidador. A pouca importância dada pelos profi ssionais à sua identifi cação, à falta de orientação pré-operatória, aos atrasos, adiamentos e cancelamentos de cirurgias não comunicados em tempo fragilizam essa relação. Compete aos profi ssionais de enfermagem e de saúde refl exão crítica sobre o exposto, com vistas ao atendimento da multidimensionalidade do ser cuidado no perioperatório.pt_BR
dc.description.abstract-esEstudio cualitativo cuyo objetivo fue comprender como el cliente quirúrgico percibe el cuidado preoperatorio realizado por profesionales de enfermería y de salud. Fueron entrevistados 23 sujetos en una unidad quirúrgica, de un hospital público del Estado de Santa Catarina. Mediante análisis del contenido de los datos, emergieron cuatro categorías: Percibiendo el cuidado y la ausencia del mismo en la experiencia quirúrgica; Identifi cando los profesionales del centro quirúrgico; Percatando el atraso/aplazamiento/cancelación de la cirugía; y Avistando las orientaciones preoperatorias. La comunicación, el diálogo, las informaciones, el respeto y la orientación preoperatoria asientan la relación de cuidado entre ser cuidado y el ser cuidador. La poca importancia dada por los profesionales a su identifi cación, a la falta de orientación preoperatoria, los retrasos, postergaciones y cancelaciones de cirugías no comunicados a tiempo fragilizan esa relación. Incumbe a los profesionales de enfermería y de salud una refl exión crítica sobre lo expuesto, con miras a la atención de índole multidimensional del ser cuidado en el preoperatorio.pt_BR
dc.title.enPre-operatory care from the surgical client perspectivept_BR
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