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dc.contributor.authorSeleghim, Maycon Rogério-
dc.contributor.authorTeixeira, Jéssica Adrielle-
dc.contributor.authorMatsuda, Laura Misue-
dc.contributor.authorInoue, Kelly Cristina-
dc.date.accessioned2016-01-04T12:24:37Z-
dc.date.available2016-01-04T12:24:37Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.citationSELEGHIM, M. R. Avaliação de usuários sobre a qualidade dos serviços de um pronto socorro. Rev. Rene, Fortaleza, v.11, n.3, p. 122-131, jul./set. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14657-
dc.description.abstractThis study aimed at evaluating under the users view, the quality structure and quality process of some services in an Emergency Care Unit of a university hospital. Fifty-fi ve clients/users took part in the survey when they were admitted in the unit and were waiting for an examination. Data were collected from December 2007 to March 2008, using a questionnaire and treated in the structure and process categories, increased of the Positivity Index (PI) for each sub item and average Positivity Index for each item/service. The items to which was given higher PI were the conditions of cleaning, feeding and safety regarding medical care and nursing; the lower PI was attributed to the physical space, number of workers and communication/interaction between customers and professionals. It was concluded, in the overall aspects that, the quality of services obtained a ‘Satisfactory’ level, however, to reach the “Excellent” quality (highest quality aspects of the structure and workers’ performance), must be improved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectGarantia da Qualidade dos Cuidados de Saúdept_BR
dc.subjectAvaliação de Serviços de Saúdept_BR
dc.subjectAssistência Hospitalarpt_BR
dc.titleAvaliação de usuários sobre a qualidade dos serviços de um pronto socorropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudo que objetivou avaliar sob a ótica dos usuários, a qualidade da estrutura e do processo de atendimento de alguns serviços do Pronto Socorro (PS) de um hospital público de ensino. Participaram 51 usuários, que estiveram internados no PS e aguardavam consulta de Retorno no Ambulatório. Os dados foram coletados de dezembro/2007 a março/2008, através de entrevista usando um questionário e tratados com base nas categorias estrutura e processo, acrescidos da determinação do Índice de Positividade (IP) para cada subitem e, Índice de Positividade Médio para cada item/serviço. Obtiveram IP mais elevados os itens condições de limpeza, alimentação, segurança dos cuidados médicos e de enfermagem e, IP mais baixos, espaço físico, número de trabalhadores, comunicação/interação profi ssional- -cliente. Conclui-se que, no aspecto global, a qualidade dos serviços avaliados é Satisfatória, entretanto, para o alcance do Nível Ideal (máxima qualidade), é preciso melhorar aspectos da estrutura e do modo de atuação dos profi ssionais.pt_BR
dc.description.abstract-esEstudio que planteó como objetivo evaluar desde el punto de vista de los usuarios, la calidad de la estructura y del proceso de atención de algunos servicios del sector de Urgencia de un hospital –escuela público. Participaron 51 usuarios, internados en el servicio de urgencia y aguardaban el retorno a la consulta en el Dispensario. Los datos fueron recogidos entre diciembre 2007 a marzo 2008, mediante entrevista, utilizándose un cuestionario y tratados basados en las categorías: estructura y proceso, acrecentados de la determinación del Índice de Positividad (IP) para cada subtema e, Índice de Positividad Medio para cada ítem/servicio. Obtuvieron IP más elevados los ítems: condiciones de limpieza, alimentación y seguridad de los cuidados médicos y de enfermería e, IP más bajos: espacio físico, número de trabajadores, comunicación/interacción profesional-cliente. Se concluye que, en el aspecto global, la calidad de los servicios evaluados es Satisfactoria, pero, para alcanzar el Nivel Ideal (máxima calidad), es necesario mejorar aspectos relacionados a la estructura y al modo de actuación de los profesionales.pt_BR
dc.title.enUser’s evaluation about quality of the service in emergency care unitpt_BR
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