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dc.contributor.advisorGondim, Linda Maria de Pontes-
dc.contributor.authorCavalcante, João Paulo Braga-
dc.date.accessioned2011-12-29T12:30:19Z-
dc.date.available2011-12-29T12:30:19Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, João Paulo Braga. Conexões entre o mundo on-line e a vida off-line: otakus e cultura de consumo na era da internet. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1463-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the subjects related to social changes in the contemporary consumption culture due to interaction between social players and new electronic medias according to World Wide Web This interaction comes from the social player’s growing autonomy against the authorized issuer of product and information I’ve founded that consumer networks structured by subcultures have created unauthorized channels of sharing of messages circumventing the law This phenomenon was observed in a consumption subculture known as otaku whose origin is Japanese This term means an enthusiast of Japanese animes mangas cartoon and comics The otakism is a movement intrinsic to culture globalization and it looks at a powerful connection between new digital technologies and post-1980s youth that is more individualistic and more independent of authorized medias The growth of otakism could be observed in Fortaleza a city that hosts every year one of the biggest anime convention in Brazil called Super Amostra Nacional de Animes (SANA) Its numbers of visitors grows years after years The qualitative and quantitative methods of analyze were used in this research including exploratory poll in SANA event non-structured interviews and ethnography in virtual ambients The last one was designed to understand the quality of social relations in the multidirectional new medias where all players are issuers receptors and creators at the same time The research discovered that otaku subculture has been adapting the new digital technologies particularly the Internet for its consumption purposes and expansion of the possibilities of interpersonal relationshipspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSociologia urbanapt_BR
dc.subjectCyber-espaçopt_BR
dc.subjectCultura de Consumopt_BR
dc.subjectOtakuspt_BR
dc.subjectEtnografia em Ambientes Virtuaispt_BR
dc.subjectOtaku - Fortaleza (CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectUsuários da internet – Efeito das inovações tecnológicas - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectSuper Amostra Nacional de Animespt_BR
dc.subjectMultímidia interativapt_BR
dc.subjectComunicação e cultura - Aspectos sociais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCultura popular - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectMídia digital - Aspectos sociais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCiberespaço - Aspectos sociais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCyberspacept_BR
dc.subjectConsumption Culturept_BR
dc.subjectEthnography in Virtual Ambientspt_BR
dc.subjectWorld Wide Webpt_BR
dc.titleConexões entre o mundo on-line e a vida off-line: otakus e cultura de consumo na era da internetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como meta analisar questões relacionadas a mudanças na cultura de consumo contemporânea decorrentes da interação entre agentes sociais e novas mídias eletrônicas nos moldes da World Wide Web Tal interação resultou na crescente autonomia do agente perante os emissores oficiais de produtos e informação Constatou-se que redes de consumidores organizadas em subculturas têm criado canais não oficiais de compartilhamento de mensagens burlando barreiras legais e territoriais Este fenômeno foi observado na subcultura de consumo conhecida como otaku de origem japonesa O termo designa indivíduos aficionados em animes e mangás animações e quadrinhos japoneses respectivamente O otakismo é um movimento inerente a globalização cultural e retrata uma forte ligação das novas tecnologias digitais com uma juventude pós-década de 1980 mais individualista e mais independe dos meios de comunicações oficiais O crescimento do otakismo pôde ser observado na cidade de Fortaleza onde ocorre todos os anos uma das maiores convenções de animes do Brasil a Super Amostra Nacional de Animes (SANA) com um número cada vez maior de freqüentadores Os métodos de análise foram qualitativos e quantitativos com enquete exploratória na ocasião da SANA entrevistas não-estruturadas e etnografia em ambientes virtuais direcionada para a descoberta da natureza das relações sociais nestas novas mídias multidirecionais (todos os envolvidos são emissores receptores e produtores ao mesmo tempo) Concluiu-se que a subcultura otaku vem adaptando as novas tecnologias digitais particularmente a Internet para seus propósitos de consumo e para a ampliação das possibilidades de relacionamento interpessoalpt_BR
dc.title.enConnections between online world and off-line life: otakus and consumption culture in the internet agept_BR
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