Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVásquez, Héctor Andrés Briones-
dc.contributor.authorSarmento, Júlia Peredo-
dc.date.accessioned2015-12-22T14:50:35Z-
dc.date.available2015-12-22T14:50:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSARMENTO, Júlia Peredo. Enlouquecer o rasaboxes: produção de intensidades no trabalho do ator. 2015. 270 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14632-
dc.description.abstractRasaboxes is a playful dynamic of physical training for actors / performers practiced on a tray, on other words, on a square drawn on the floor, divided in nine boxes. This boxes are named with nine rasas, or flavors, in sanskrit. The player must try each rasa, putting it bodily in the space. The player must change immediately his body state whenever changes the box. The rasas are: bibhasta/disgust, sringara/love, bhayanaka/fear, hasya /laugh, adbhuta/surprise, vira/courage, karuna/sadness, raudra/anger and shanta/peace. Based on the derridian notion of getting the subjetil crazy, there was a practical investigation where the words that constitute the Rasaboxes's tray were deployed in synonymous and gradations, creating other eight trays that invite to exercise the production of affections on / for the body. This work pretends to discuss the results of this research through three decisive instances of the Rasaboxes - the space, the words and the body. Notions as the Neutral , the sensation and the vibrating body dialogue with this study to think intensively the actor labor nowadays.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAtores – Treinamentopt_BR
dc.subjectCorpo como suporte da artept_BR
dc.subjectDesempenho (Arte)pt_BR
dc.subjectRasaboxespt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.titleEnlouquecer o rasaboxes: produção de intensidades no trabalho do atorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Rasaboxes é uma dinâmica lúdica de treinamento físico para atores/performers praticada num tabuleiro, ou seja, num quadrado riscado no chão, dividido em nove boxes, nomeados com nove rasas, ou sabores, em sânscrito. O jogador deve experimentar cada rasa, colocando-a corporalmente no espaço. Sempre que mudar de box, o jogador deve mudar imediatamente seu estado corporal. As rasas são: Bibhasta-nojo, Sringara-amor, Bhayanaka-medo, Hasya-riso, Adbhuta-surpresa, Vira-coragem, Karuna-tristeza, Raudra-raiva e Shanta-paz. A partir da noção derridiana de enlouquecimento do subjétil, fez-se uma investigação prática onde as palavras que compõem o tabuleiro foram desdobradas em seus sinônimos e gradações, criando outros oito tabuleiros que convidam a exercitar a construção de afetos no/pelo corpo. Essa dissertação pretende discutir os resultados advindos dessa investigação a partir de três instâncias decisivas do Rasaboxes - o espaço, as palavras e o corpo. Noções como o Neutro, a sensação e o corpo vibrátil dialogam com essa pesquisa para pensar intensivamente o trabalho do ator na contemporaneidade.pt_BR
dc.title.enhe crazy rasaboxes: production intensity in the actor's workpt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_jpsarmento.pdf6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.