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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Cesar Augusto Baio-
dc.contributor.authorBonfim, Síria Mapurunga-
dc.date.accessioned2015-12-22T14:43:49Z-
dc.date.available2015-12-22T14:43:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBONFIM, Síria Mapurunga. Os Excitáveis e as energias invisíveis: arte, ciência e engenhos de luz num panorama sobre o percurso de Sérvulo Esmeraldo a partir dos arquivos do artista. 2015. 158 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14626-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEsmeraldo, Sérvulo, 1929- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCriação na artept_BR
dc.subjectArte cinéticapt_BR
dc.subjectL’art et la sciencept_BR
dc.subjectProcessus créatifpt_BR
dc.titleOs Excitáveis e as energias invisíveis: arte, ciência e engenhos de luz num panorama sobre o percurso de Sérvulo Esmeraldo a partir dos arquivos do artistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho apresenta um panorama da criação do cearense Sérvulo Esmeraldo, enfocando o diálogo entre a arte e a ciência, a partir dos documentos encontrados em seu arquivo em Fortaleza e no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em São Paulo, com particular atenção para a série Excitáveis, produzida na França durante mais de uma década, entre os anos 60 e 70, com a qual é reconhecido na arte cinética. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a crítica de processo, operada por Cecília Almeida Salles, em que analisamos os documentos de processo de Esmeraldo, com maior atenção no discurso do artista com relação ao próprio trabalho, de forma a identificar as marcas do desenvolvimento de seu pensamento científico. Também foram realizadas entrevistas e visitas tanto a exposições do artista como a de outros que dialogassem com a sua poética. Como corpus teórico, procurou-se conferir espaço aos estudos já desenvolvidos por críticos em torno da obra de Sérvulo, além de incluir escritores, cientistas e artistas cujo pensamento estivesse alinhado e estabelecesse conexões com a proposta do cearense e ainda com quem Esmeraldo tivesse mantido convívio. Este trabalho é relevante por abordar, pela primeira vez, o arquivo do artista na França, ainda em processo de catalogação no IAC, durante a pesquisa.pt_BR
dc.title.enLes Excitables et les énergies invisibles: art, science et ingénieries de lumière dans un panorama sur le parcours de Sérvulo Esmeraldo à partir des archives du artistept_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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