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Tipo: Dissertação
Título: Diva, Presidenta e fake: a construção da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no twitter
Autor(es): Silva, Simone Faustino da
Orientador: Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Palavras-chave: Rousseff, Dilma, 1947-;Redes sociais on-line;Twitter (Redes sociais on-line);Interação social;Public image;Fake profiles
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, Simone Faustino da. Diva, Presidenta e fake: a construção da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil Dilma Bolada no twitter. 2015. 188 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: Em um processo contínuo de construção da opinião e moldagem de representações nas redes de comunicação digital, destaca-se a produção de conteúdo e a interação realizada por meio da apropriação da identidade de terceiros. A cada dia, povoam a internet novos perfis não-oficiais de personalidades conhecidas, estando os atores políticos (continuamente sob julgamento público) especialmente vulneráveis a ações dessa natureza. Em consonância com essa realidade, a presente dissertação realiza um estudo qualitativo, ancorado metodologicamente na abordagem da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011) e executado pela própria pesquisadora com o apoio do software Qualitative Solutions Research NVivo em sua versão 10.0, facilitador do processo de organização e categorização. Dessa forma, investigou-se a construção feita da imagem pública da Presidenta Dilma Rousseff na rede social Twitter pelo perfil fake Dilma Bolada, um dos mais populares da internet. A escolha da rede justifica-se pela perspectiva personalizada adotada pela conta “falsa”. Este, inclusive, é um caso notório perfil fake cuja visibilidade já ultrapassa aquela obtida pela conta oficial em algumas redes, como o Facebook e o Instagram. Com base em um recorte temporal que vai de 1º de janeiro até 5 de julho de 2014 (último dia para registro de candidatos a Presidente e Vice, segundo o TSE), foram mapeados no conteúdo das postagens indícios de uma construção estratégica, mítica, midiatizada e personalizada da imagem pública, em uma análise relacionada à literatura revisada nos capítulos introdutórios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14624
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