Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Francisco Paulo Jamil Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Fernando Wisse Oliveira-
dc.date.accessioned2015-12-22T12:24:49Z-
dc.date.available2015-12-22T12:24:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Wisse Oliveira. Personalização da representação política: um estudo sobre as estratégias de comunicação dos deputados Marco Feliciano e Jean Wyllys no twitter. 2015. 283 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14621-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectMarketing político - Brasilpt_BR
dc.subjectMídia digital - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectComunicação na política - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInternet – Aspectos políticospt_BR
dc.subjectPolitics personalizationpt_BR
dc.titlePersonalização da representação política: um estudo sobre as estratégias de comunicação dos deputados Marco Feliciano e Jean Wyllys no twitterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo discutir a personalização da política por parte dos representantes ao longo do mandato. Analisa-se como a utilização de media digitais tem participação nesse fenômeno. Explora-se como agentes do campo acabam se apropriando dessas redes digitais para aumentar sua visibilidade, através da promoção da própria imagem, a fim de influenciar favoravelmente a opinião pública. Esses meios são frequentemente encarados com o potencial de aproximar a política dos cidadãos, aumentando o engajamento da esfera civil. Examinando os perfis pessoais de dois deputados federais no Twitter – Marco Feliciano (PSC-SP) e Jean Wyllys (PSOL-RJ) –, busca-se estudar o uso ―personalizado‖ dos media digitais por estes agentes políticos. Para isso, foram coletados e estudados os tweets publicados nos meses de setembro, outubro e novembro de 2013, a fim de contemplar os perfis dos dois parlamentares de maneira mais contínua, sem se restringir a um acontecimento específico, enfatizando-se os perfis dos diálogos travados entre os parlamentares e os usuários. Para classificação dos tweets, utilizou-se análise de conteúdo das mensagens na tentativa de dimensionar a gestão de imagem dos deputados a partir do que foi publicado em seus perfis. A análise das mensagens revelou uma composição de uma imagem pública de dois deputados bastante integrados com as novas tecnologias e que, pelo menos na aparência, estão dispostos a manter um diálogo direto com os cidadãos. Ao gerenciarem suas imagens públicas, têm-se principalmente os deputados falando sobre as posições detidas e realizações pessoais, ligando, por vezes, a várias remodelações e compromissos que ocorrem no seu cotidiano. Portanto, trata-se de uma informação pessoal, mas de natureza profissional e não oferece a seus seguidores um senso do processo político interno para a tomada de certas decisões. Porém, é inegável que a utilização de ferramentas digitais aproxima representantes e representados e, por consequência, também aproxima o discurso político da sociedade, ainda que as trocas sejam limitadas.pt_BR
dc.title.enPersonalization of political representation: a study on the communication strategies of the deputies Marco Feliciano and Jean Wyllys on Twitterpt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_fwosilva.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.