Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Márcia Vidal-
dc.contributor.authorMagalhães, Caio César Mota-
dc.date.accessioned2015-12-22T12:24:03Z-
dc.date.available2015-12-22T12:24:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMagalhães, C. C. M.; Nunes, M. V. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14620-
dc.descriptionMAGALHÃES, Caio César Mota. Comunicação comunitária como articulação hegemônica na mídia convencional: um estudo de caso do Parceiros do RJ. 2015. 145f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectHegemonypt_BR
dc.titleComunicação comunitária como articulação hegemônica na mídia convencional: um estudo de caso do Parceiros do RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem o objetivo de investigar o projeto Parceiros do RJ, quadro do telejornal RJTV, da TV Globo do Rio de Janeiro. Iniciado em 2011, o projeto selecionou uma turma de 18 moradores de nove áreas da cidade do Rio de Janeiro para que estas pessoas pudessem mostrar a realidade onde vivem. Essa prática é denominada “comunitária” pela emissora, mas abre espaço para questionamentos acerca da apropriação do termo. Estudamos a formação desse modelo de comunicação, investigando se a apropriação pela Rede Globo de uma prática de comunicação que se autodenomina comunitária poderia conferir à emissora hegemonia junto a comunidades do Rio, garantindo-lhe maior legitimidade política e, portanto, maior relevância social e ampliação do seu valor junto à sociedade. Essa legitimidade é trabalhada a partir do conceito de hegemonia em Gramsci, numa reconstituição da história da TV Globo, em paralelo com sua aproximação com as comunidades, nos conceitos de comunidade e comunicação comunitária. Trazemos ainda a perspectiva do civic journalism, modelo de jornalismo implementado a partir da década de 1980 nos Estados Unidos, que vem sendo importado para o Brasil e, em muito, confunde-se como gênero jornalístico de serviço. A pesquisa tem base na análise de conteúdo das veiculações do mês de junho de 2013, que engloba a segunda edição do Parceiros do RJ, e de uma pesquisa de campo realizada com o acompanhamento de um dia de apuração e reunião de pauta, além de entrevistas com alguns dos jovens participantes do Parceiros do RJ e jornalistas responsáveis.pt_BR
dc.title.enCommunity communication as joint hegemony in the mainstream media: a case study of RJ Partnerspt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_ccmmagalhaes.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.