Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14572
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sociologia e violência
Autor(es): Batista, José Élcio
Palavras-chave: Violência;Relações sociais;Normas
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: BATISTA, J. E. (2000)
Resumo: Nos tempos modernos, o fenômeno da violência tem ganhado uma relevância tão importante quanto sua própria prática. Costuma-se nomear qualquer coisa que fuja aos parâmetros e normas sociais pelo termo violência e todo o conceito nela subentendido. Assim sendo, quase não conseguimos distinguir o fenômeno da violência de algumas práticas correlatas e, também, começamos a percebê-la como uma prática intrínseca a todas formas de relações sociais. A ocorrência deste fato está relacionada ao desconhecimento e aos parcos estudos específicos sobre a violência e, ainda, a utilização de concepções filosóficas abstratas, por vezes distantes da realidade social. Portanto, é nossa pretensão, no texto que se segue, dados os problemas relativos à apreensão do fenômeno, apresentar algumas interpretações sobre o conceito de violência e tematizá-la como um objeto sociológico relevante para compreender a interação social. Chamamos a atenção do leitor para o fato de que não nos arvoramos de haver descoberto teoria alguma acerca desse saber; conforme indicado na próxima seção do presente escrito.
Descrição: BATISTA, José Élcio. Sociologia e violência. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 119-127, 2000.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14572
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_jebatista.pdf9,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.