Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDomínguez, Héctor Hugo Palacio-
dc.date.accessioned2015-12-17T12:31:58Z-
dc.date.available2015-12-17T12:31:58Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationDOMÍNGUEZ, Héctor Hugo Palacio. Alargando os horizontes de Horizonte. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 42-59, 2000.pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14566-
dc.description.abstract"Our State takes pride in having 97% of its youth at school". So said a large outdoor is advertisment on the avenue leading to the airport. One cannot deny that basic education in Ceará, made obligatory by the Federal Constitution, has reached significant levels, and it is to be hoped that it will soon include all children of school going age. However, serious doubts persist regarding the quality of this education. Frequent proffs and statistical figures confirm both the advances made and the quality dificiencies. The success is largly due to the serious efforts at Federal, State and Municipal levels of government in sponcering agressive campaigns, making necessary decisions, large economic investments, as well as fostering an increasing level of awareness in society in geral regarding massification, lack of adequate teacher preparations as well as the result of indifference to education in the past. The objective of this article is to make an analysis of the educacional situation in the municipality of Horizonte. There are varios reasons for this choice. The municipaluty is relarively new, with dynamic political administrations, situated near the State capital, having a high degree of immigration as well as a growing industrial complex. Basically it is an emerging municipality in the State of Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDependência administrativapt_BR
dc.subjectTelensinopt_BR
dc.subjectAprovaçãopt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectDistorçãopt_BR
dc.subjectCiclopt_BR
dc.subjectAceleraçãopt_BR
dc.titleAlargando os horizontes de Horizontept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbr"O orgulho de nosso Estado é ter 97% de suas crianças na escola ". Reza um outdoor na avenida que conduz ao aeroporto. Não podemos negar que o ensino fundamental, consagrado pela Constituição Federal como obrigatório, tem atingido níveis significativos, encaminhando-se, aos poucos, para a tão desejada universalização. Porém, sérias dúvidas persistem quanto à qualidade do mesmo. Situações que em ambos os sentidos vêm sendo confirmadas frequentemente por estatísticas e provas diversas. O sucesso se deve, sem dúvida nenhuma, aos esforços dos diferentes níveis de governo - federal, estadual e municipal - plasmados em campanhas agressivas e decisões ousadas; aos fortes investimentos econômicos e à crescente tomada de consciência da sociedade sobre a importância da educação ... O insucesso, sobretudo, quanto à qualidade, aponta para fenômenos como a massificação, a falta de preparo dos professores e ao lastro de uma passado de indiferença ... O presente artigo escolhe como objeto de análise o município de Horizonte. Várias razões me conduziram a tal escolha: um município relativamente novo, com administrações políticas dinâmicas, próximo da capital, com altos índices de imigração, com um crescente processo de industrialização, enfim, um município "emergente" dentro do panorama cearense.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_hhpdominguez.pdf18,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.