Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Fábio Rocha-
dc.date.accessioned2015-12-17T12:00:07Z-
dc.date.available2015-12-17T12:00:07Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Fábio Rocha. Por uma filosofia contra a resignação: Giacomo Leopardi crítico da modernidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 29-37, 2000.pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14564-
dc.description.abstractWhen Leopardi proposes a "desperate philosophy" "filosofia disperante"), he presupposes that there is a nothingness principle constituting all things ontologically. Then, he refuses every thought thatis still supported by a "universal and absolute reason". As far as knowledge is concerned, he tries to restore and integrate some faculties linked to human sensitive experience (aesthetics). At the same time, this would make possible the understanding of human condition marked by the unhappiness experience. This text intends to explains the elements of this "challenging" and "dismistifying" thought which fights the pretended philosophical elaboration of a so called "arrogant and foolish" century.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia desesperadapt_BR
dc.subjectNadapt_BR
dc.subjectFundamentopt_BR
dc.subjectPrincípio sensualistapt_BR
dc.subjectInfelicidadept_BR
dc.titlePor uma filosofia contra a resignação: Giacomo Leopardi crítico da modernidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo propor uma "filosofia desesperada" ("filosofia disperante"), Leopardi pressupõe o princípio do nada, que constituiria ontologicamente todas as coisas. Ele recusa então todo o pensamento que busque, ainda, uma sustentação a partir de uma "razão universal e absoluta ", ao recuperar e reintegrar - no âmbito do conhecimento - outras faculdades ligadas à experiência sensível humana (estético). Isso possibilitaria compreender, ao mesmo tempo, a condição humana que se apresenta marcada pela experiência da infelicidade. Este texto pretende explicitar os elementos que possibilitaram este pensamento "desmistificador e "combativo" contra as falsas elaborações filosóficas de um "século altivo e tolo".pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_frteixeira.pdf9,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.