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dc.contributor.authorLopes, Fátima Maria Nobre-
dc.date.accessioned2015-12-17T11:39:44Z-
dc.date.available2015-12-17T11:39:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLOPES, Fátima Maria Nobre. Os prolegômenos de uma Ética na Ontologia de Lukács. Argumentos - Revista de Filosofia. Fortaleza, Ano 6, n. 11, p. 255-267, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14562-
dc.description.abstractThis article intends to delineate Lukacs’ Ethics project, which he did not accomplish but it is found condensed in his vast work The Ontology of Social Being. As it is impossible to demonstrate all his thought, in this investigation we attempt to point out the main elements about his concept of ethics which he left on his Ontology. His concept of ethics has a direction referred to its socio- historical character, and to its human and conscious meaning that he attributes to the development of human gender. In this aspect, Lukacs conceives the ontological genesis and constitution of ethics, largely related to the process of objectivation/alienation (exteriorization), and to the question of the “must-be” and the values which social dimension connects to the teleological essence of work, in the social development of human kind.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectOntologia do ser socialpt_BR
dc.subjectTeleologiapt_BR
dc.titleOs prolegômenos de uma Ética na Ontologia de Lukácspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo pretende delinear o projeto de Lukács sobre a Ética que ele não chegou a escrever de forma sistemática, mas que está condensada no decorrer da sua vasta obra Ontologia do Ser Social. Na impossibilidade de demonstrar todo o seu pensamento, nos limites desta investigação, tentaremos apenas apontar os elementos centrais sobre a sua concepção acerca da ética que ele nos deixou na Ontologia, cuja direção refere-se ao seu caráter sócio-histórico e ao sentido humano e consciente que ele busca atribuir ao desenvolvimento do gênero humano. Nesse aspecto, Lukács concebe a gênese e a constituição ontológica da ética amplamente relacionada com o processo de objetivação/ alienação (exteriorização) e com a questão do dever-ser e dos valores, cuja dimensão eminentemente social se conexa com a essência teleológica do trabalho no desenvolvimento social dos homens.pt_BR
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