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dc.contributor.authorAssis, Aparecido de-
dc.date.accessioned2015-12-16T16:54:33Z-
dc.date.available2015-12-16T16:54:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAssis, A. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14552-
dc.descriptionASSIS, Aparecido de. Educação e ação na filosofia política de Eric Weil. Argumentos - Revista de Filosofia, Fortaleza, Ano 6, n. 11, p. 135-149, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to reflect, at first, the understanding of action and political action that seeks, above all, the transformation of man into a subject object. The second time, it takes into account the relationship between education and action which has as a priority the humanity of man against violence that dehumanizes. The aim is to analyze the Weil’s thought in regard to education in their moral and political aspect, and realize that, deep in his reflection, there is a concern with the formation of the modern man. And more than ever, education, moral perspective, should be the fulcrum in this fight against the objectification of man, so that it ceases to be an object and becomes the subject to faction and the transformation of self and society he lives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.titleEducação e ação na filosofia política de Eric Weilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo refletir, num primeiro momento, a compreensão da ação como ação política, que visa, acima de tudo, a transformação do homem objeto em sujeito. No segundo momento, leva-se em conta a relação entre educação e ação, que tem como prioridade a humanidade do homem contra a violência que o desumaniza. O que se pretende é analisar o pensamento weiliano no que tange à educação no seu aspecto moral e político, e perceber que, no fundo de sua reflexão, há uma preocupação com a formação do homem moderno. E mais do que nunca, a educação, numa perspectiva moral, deve ser o eixo fundamental nessa luta contra a coisificação do homem, a fim de que ele deixe de ser objeto e se torne sujeito de ação e de transformação de si mesmo e da sociedade em que ele vive.pt_BR
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