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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14552
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Assis, Aparecido de | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-16T16:54:33Z | - |
dc.date.available | 2015-12-16T16:54:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Assis, A. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4255 (online) | - |
dc.identifier.issn | 1984-4247 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14552 | - |
dc.description | ASSIS, Aparecido de. Educação e ação na filosofia política de Eric Weil. Argumentos - Revista de Filosofia, Fortaleza, Ano 6, n. 11, p. 135-149, jan./jun. 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to reflect, at first, the understanding of action and political action that seeks, above all, the transformation of man into a subject object. The second time, it takes into account the relationship between education and action which has as a priority the humanity of man against violence that dehumanizes. The aim is to analyze the Weil’s thought in regard to education in their moral and political aspect, and realize that, deep in his reflection, there is a concern with the formation of the modern man. And more than ever, education, moral perspective, should be the fulcrum in this fight against the objectification of man, so that it ceases to be an object and becomes the subject to faction and the transformation of self and society he lives. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Argumentos - Revista de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ação | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.title | Educação e ação na filosofia política de Eric Weil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo tem como objetivo refletir, num primeiro momento, a compreensão da ação como ação política, que visa, acima de tudo, a transformação do homem objeto em sujeito. No segundo momento, leva-se em conta a relação entre educação e ação, que tem como prioridade a humanidade do homem contra a violência que o desumaniza. O que se pretende é analisar o pensamento weiliano no que tange à educação no seu aspecto moral e político, e perceber que, no fundo de sua reflexão, há uma preocupação com a formação do homem moderno. E mais do que nunca, a educação, numa perspectiva moral, deve ser o eixo fundamental nessa luta contra a coisificação do homem, a fim de que ele deixe de ser objeto e se torne sujeito de ação e de transformação de si mesmo e da sociedade em que ele vive. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
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