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dc.contributor.advisorBezerra de Menezes, Eduardo Diatahy-
dc.contributor.authorSchramm, Solange Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-12-16T13:18:26Z-
dc.date.available2015-12-16T13:18:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSchramm, S. M. O.; Bezerra de Menezes, E. D. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14540-
dc.descriptionSCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Arquitetura do Estado Nacional: o estilo Art Déco e o edifício da Estação Ferroviária Central do Brasil. 2015. 236f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to sociologically construct an analysis and interpretation of architecture as a symbolic expression of the Nation State. The genesis and characteristics of the Art Deco style are investigated, as well as its use as an aesthetic form suited to modelling the physiognomy of the machine of state. Art Deco predominated in buildings constructed to house the public administration, which had been reorganised and extended between 1930 and 1945 in Brazil. In particular, this research proposes to formulate a sociological interpretation of the imposing edifice of the Central do Brasil Railway Station, constructed in the city of Rio de Janeiro between 1936 and 1943, which was designed in the Art Deco style. This architectural landmark is analyzed as a reference work of the modernizing thinking of the centralizing and authoritarian state that was emerging at the time.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectArquitetura Moderna – Brasil – Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectEstação Ferroviária Central do Brasil – Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectArt Decopt_BR
dc.titleArquitetura do Estado Nacional: o estilo Art Déco e o edifício da Estação Ferroviária Central do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese consiste no empenho de construir sociologicamente uma análise e interpretação da arquitetura como expressão simbólica do Estado Nacional. Investiga a gênese e características do estilo Art Déco e seu uso como forma estética adequada à modelagem da fisionomia da máquina estatal. O Art Déco foi predominante em edifícios construídos para abrigar a administração pública, reorganizada e ampliada, entre os anos 1930 e 1945, no Brasil. A pesquisa propõe, em especial, uma interpretação sociológica do imponente edifício da Estação Ferroviária Central do Brasil, erguido na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1936 e 1943, concebido consoante aquele estilo. Esse marco arquitetônico é analisado como obra referencial do ideário modernizante do Estado centralizador e autoritário que então emergia.pt_BR
dc.title.enNation State Architecture: the Art Déco style and the Railway Station Central do Brasil Buildingpt_BR
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