Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14518
Tipo: Dissertação
Título: Das santas almas da barragem à caminhada da seca: projetos de patrimonialização da memória no Sertão Central Cearense (1982-2008)
Título em inglês: Of the holy souls dam to procession drought: patrimonialization projects of memory in Sertão Central of Ceará (1982-2008)
Autor(es): Martins, Raimundo Aterlane Pereira
Orientador: Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
Palavras-chave: Patrimônio cultural – proteção;Cultura popular – Ceará;Projetos de Patrimonialização;Cultural Heritage;Devotion;Memory
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: MARTINS, Raimundo Aterlane Pereira. Das santas almas da barragem à caminhada da seca: projetos de patrimonialização da memória no sertão central cearense (1982-2008). 2015. 139f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A presente pesquisa investiga a patrimonialização das memórias a partir dos acontecimentos oriundos do Campo de Concentração do Patu, havido em Senador Pompeu, no Sertão Central cearense, durante a seca de 1932. Deste contexto, particularmente da apropriação da devoção às Santas Almas da Barragem e do complexo dos casarões ali remanescentes, surgem três projetos distintos que irão encampar lutas pela afirmação de uma memória hegemônica, tramada sob o discurso religioso, patrimonial e turístico, tendo a frente, respectivamente, a Igreja Católica, os agentes culturais da sociedade civil e os representantes do Estado. Traço comum desses projetos, a exclusão dos devotos e da devoção às Santas Almas, revela a face seletiva da constituição do patrimônio cultural, que tanto revela como pode ocultar os objetos da patrimonialização. A pesquisa foi desenvolvida a partir de fontes escritas, imagéticas e orais, buscando contribuir para ampliação e qualificação da produção historiográfica no campo do Patrimônio Cultural no Ceará, apontando para questões como o entrelaçamento entre o turismo e as práticas patrimoniais e a necessidade de aprofundamento dos estudos históricos sobre a patrimonialização dos bens imateriais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14518
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rapmartins.pdf4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.