Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Nelson Barros da-
dc.contributor.authorRego, Carmem Silvia de Carvalho-
dc.date.accessioned2015-12-14T14:43:35Z-
dc.date.available2015-12-14T14:43:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRego, C. S. C.; Costa, N. B. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14480-
dc.descriptionREGO, Carmem Silvia de Carvalho. Tendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunes. 2011. 113f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAntunes,Arnaldo,1960 – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCanções – Brasil – História e críticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscours literomusicalpt_BR
dc.subjectPositionnement poppt_BR
dc.subjectTribalisationpt_BR
dc.titleTendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo descrever o posicionamento tribalista como uma tendência do posicionamento pop no discurso literomusical brasileiro. Analisamos canções de Arnaldo Antunes sob a perspectiva da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2008a; 2008b; 2004; 2001; 1997), na busca de observar a conjunção entre os investimentos que reconhecemos na obra desse cancionista e o processo de tribalização descrito por Maffesoli (2006). Para esse autor (2006), em cada época, há um tipo de sensibilidade que predomina, um tipo de estilo destinado a especificar as relações que estabelecemos com os outros; sensibilidade e estilo que, na pós-modernidade, resultam no referido processo de tribalização. Tendo observado que a descrição do discurso literomusical brasileiro (COSTA, 2001), especialmente no que se refere ao posicionamento pop, não contempla investimentos do discurso tribalista, e assumindo que a prática discursiva de Arnaldo Antunes é fortemente representativa tanto do posicionamento pop quanto do discurso tribalista, consideramos importante conhecer mais detalhadamente o espaço discursivo de sua produção literomusical, tanto para colaborarmos com o aprofundamento do amplo trabalho já desenvolvido por Costa (2001) como para, através da análise desse poderoso mecanismo de textualização – a canção –, encontrar recursos para conhecer os efeitos de sentido construídos na formação discursiva da sociedade brasileira e, consequentemente, compreender suas implicações para as relações sociais articuladas pelo discurso literomusical.pt_BR
dc.title.enLes tendances de la pop national: le discours tribaliste dans la chanson de Arnaldo Antunespt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_cscrego.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.