Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14480
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Nelson Barros da | - |
dc.contributor.author | Rego, Carmem Silvia de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-14T14:43:35Z | - |
dc.date.available | 2015-12-14T14:43:35Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | Rego, C. S. C.; Costa, N. B. (2011) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14480 | - |
dc.description | REGO, Carmem Silvia de Carvalho. Tendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunes. 2011. 113f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Antunes,Arnaldo,1960 – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Canções – Brasil – História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Discours literomusical | pt_BR |
dc.subject | Positionnement pop | pt_BR |
dc.subject | Tribalisation | pt_BR |
dc.title | Tendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem como objetivo descrever o posicionamento tribalista como uma tendência do posicionamento pop no discurso literomusical brasileiro. Analisamos canções de Arnaldo Antunes sob a perspectiva da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2008a; 2008b; 2004; 2001; 1997), na busca de observar a conjunção entre os investimentos que reconhecemos na obra desse cancionista e o processo de tribalização descrito por Maffesoli (2006). Para esse autor (2006), em cada época, há um tipo de sensibilidade que predomina, um tipo de estilo destinado a especificar as relações que estabelecemos com os outros; sensibilidade e estilo que, na pós-modernidade, resultam no referido processo de tribalização. Tendo observado que a descrição do discurso literomusical brasileiro (COSTA, 2001), especialmente no que se refere ao posicionamento pop, não contempla investimentos do discurso tribalista, e assumindo que a prática discursiva de Arnaldo Antunes é fortemente representativa tanto do posicionamento pop quanto do discurso tribalista, consideramos importante conhecer mais detalhadamente o espaço discursivo de sua produção literomusical, tanto para colaborarmos com o aprofundamento do amplo trabalho já desenvolvido por Costa (2001) como para, através da análise desse poderoso mecanismo de textualização – a canção –, encontrar recursos para conhecer os efeitos de sentido construídos na formação discursiva da sociedade brasileira e, consequentemente, compreender suas implicações para as relações sociais articuladas pelo discurso literomusical. | pt_BR |
dc.title.en | Les tendances de la pop national: le discours tribaliste dans la chanson de Arnaldo Antunes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_dis_cscrego.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.