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dc.contributor.authorSantos, Aliny de Lima Santos-
dc.contributor.authorCecilio, Hellen Pollyanna Mantelo-
dc.contributor.authorMarcon, Sonia Silva-
dc.date.accessioned2015-12-11T15:00:44Z-
dc.date.available2015-12-11T15:00:44Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.citationSANTOS, A. L. S. ; CECILIO, H. P. M. ; MARCON, S. S. Percepção de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 acerca de um processo de educação para a saúde. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 4, p. 522-31, jul./ago. 2015pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 online-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14461-
dc.description.abstractObjective: to understand the perception of people with type 2 diabetes mellitus about the participation in an educational health process. Methods: qualitative study, conducted with 26 people with diabetes enrolled in the Association for Diabetics. There were 12 meetings entitled “reflective-educational process”, based on the theoretical and methodological strategy of the Culture Circles. Meetings were recorded, transcribed and analyzed according to identification of generative themes and extreme situations. Results: two thematic units emerged: Being in group: space for embracement and construction of knowledge; and Realizing changes resulting from being in a group. Participatory meetings proved to be efficient, as they were configured as support network, space for motivation, construction of knowledge about the disease, living with it, and approximation between professionals and individuals. Conclusion: health education with participatory approach was perceived as satisfactory, favoring living with the disease and changing habits. Descriptors: Diabetes Mellitus, Type 2; Health Promotion; Health Education; Nursing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 2pt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titlePercepção de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 acerca de um processo de educação para a saúdept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: apreender a percepção de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 acerca da participação em um processo de educação para a saúde. Métodos: investigação qualitativa, desenvolvida com 26 pessoas com diabetes cadastradas na Associação de Diabéticos. Realizaram-se 12 encontros intitulados “processo reflexivo-educativo”, fundamentando-se na estratégica teóricometodológica dos Círculos de Cultura. Encontros gravados, transcritos e analisados segundo identificação de temas geradores e situações limite. Resultados: emergiram duas unidades temáticas: Estar em grupo: espaço de acolhimento e construção de conhecimento; e, Percebendo mudanças decorrentes do estar em grupo. Os encontros participativos mostraram-se eficiente, à medida que se configuraram como rede de apoio, espaço de motivação, construção de conhecimento sobre a doença, convivência com ela, e aproximação entre profissionais e indivíduos. Conclusão: a educação em saúde com abordagem participativa foi percebida como satisfatória, favorecendo a convivência com a doença e a mudança de hábitos. Descritores: Diabetes Mellitus Tipo 2; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Enfermagem.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: aprehender la percepción de personas con Diabetes Mellitus tipo 2 sobre la participación en un proceso educativo para salud. Métodos: investigación cualitativa, desarrollada con 26 personas con diabetes, registradas en Asociación de Diabéticos. Hubo 12 reuniones intituladas “proceso reflejo-educativo”, basándose en la estrategia teórica y metodológica de los Círculos de Cultura. Reuniones grabadas, transcritas y analizadas según identificación de temas generadores y situaciones extremas. Resultados: surgieron dos unidades temáticas: Estar en grupo: el espacio de acogida y construcción del conocimiento; y Percibiéndose cambios resultantes de estar en grupo. Reuniones participativas demostraron ser eficientes, ya que se configuraron como soporte de red, espacio de motivación, construcción del conocimiento sobre la enfermedad, convivencia con ella, y aproximación entre profesionales e individuos. Conclusión: educación para salud con enfoque participativo se percibe como satisfactoria, lo que favorece el convivio con la enfermedad y el cambio de hábitos. Descriptores: Diabetes Mellitus Tipo 2; Promoción de la Salud; Educación en Salud; Enfermería.pt_BR
dc.title.enPerception of people with type 2 diabetes mellitus concerning an educational health processpt_BR
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