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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Kleber Jean Matos | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-11T11:26:39Z | - |
dc.date.available | 2015-12-11T11:26:39Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Kleber Jean Matos. ENEM: efeitos na constituição dos corpos e no movimento das populações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 111-116, 2000. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14450 | - |
dc.description.abstract | This article analyzes the subjectivity effects produced with the introduction of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) in the national scenery, mainly in people's cutting in condition of entering in the university through the exam. It has its theoretical foundation in the discipline power and biopower concepts built by the French historian Michel Foucault. Starting from these understandings, there is the possibility to notice as the device ENEM individually goes through the life of potential candidates to the exam as well as, wrapped up in public politics management, that mechanism creates situations where a population. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Vida social e econômica | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | ENEM: efeitos na constituição dos corpos e no movimento das populações | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse artigo analisa os efeitos de subjetividade produzidos com a introdução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no cenário nacional, principalmente nas pessoas em condição de prestar o vestibular. Tem sua fundamentação teórica nos conceitos de poder disciplinar e biopoder construídos pelo historiador francês Michel Foucault. A partir desses entendimentos, há a possibilidade de perceber como o dispositivo ENEM atravessa individualmente a vida dos potenciais candidatos ao vestibular, como também, envolto no gerenciamento de políticas públicas, esse mecanismo cria situações onde uma população movimenta-se em busca de sobrevivência e lugares na vida social e econômica nacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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