Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gervais, Fernando | - |
dc.contributor.author | Loiola, Francisco Antônio | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T13:13:13Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T13:13:13Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | GERVAIS, Fernando; LOIOLA, Francisco Antônio. Cognição situada e formação prática para o ensino. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 15-25, 2000. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14434 | - |
dc.description.abstract | The authors introduce various perspectives regarding the notion of situated cognition, as well as the theoretical framework used by researchers interested in the concept itself. They emphasize the role of cultural, historical, and contextual points of view while considering the acquisition of knowledge-in-context. They describe how such a perspective can be applied to field-based teacher training in postsecondary institutions in Nort america. The identification of context structures and main components of the two cultures (school and university) in which the prospective teacher navigates, provides a framework for future research programs. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Formação prática em educação | pt_BR |
dc.subject | Aquisição dos saberes em contexto | pt_BR |
dc.title | Cognição situada e formação prática para o ensino | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os autores apresentam a perspectiva emergente dos trabalhos sobre a "cognição situada", bem como o quadro teórico adotado pelos pesquisadores nessa área, colocando em evidência o papel das dimensões cultural, histórica e contextual na aquisição de saberes em situações reais de prática. Eles estabelecem uma relação com a formação prática de futuros professores, tal como é vista em algumas universidades canadenses. Identificar os componentes estruturantes do contexto e as características gerais das duas culturas (a escolar e a universitária) nas quais deverá atuar o futuro docente constitui um primeiro passo a partir do qual se descortinam várias pistas de pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2000_art_fgervais.pdf | 10,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.