Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGervais, Fernando-
dc.contributor.authorLoiola, Francisco Antônio-
dc.date.accessioned2015-12-10T13:13:13Z-
dc.date.available2015-12-10T13:13:13Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationGERVAIS, Fernando; LOIOLA, Francisco Antônio. Cognição situada e formação prática para o ensino. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 15-25, 2000.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14434-
dc.description.abstractThe authors introduce various perspectives regarding the notion of situated cognition, as well as the theoretical framework used by researchers interested in the concept itself. They emphasize the role of cultural, historical, and contextual points of view while considering the acquisition of knowledge-in-context. They describe how such a perspective can be applied to field-based teacher training in postsecondary institutions in Nort america. The identification of context structures and main components of the two cultures (school and university) in which the prospective teacher navigates, provides a framework for future research programs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectFormação prática em educaçãopt_BR
dc.subjectAquisição dos saberes em contextopt_BR
dc.titleCognição situada e formação prática para o ensinopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs autores apresentam a perspectiva emergente dos trabalhos sobre a "cognição situada", bem como o quadro teórico adotado pelos pesquisadores nessa área, colocando em evidência o papel das dimensões cultural, histórica e contextual na aquisição de saberes em situações reais de prática. Eles estabelecem uma relação com a formação prática de futuros professores, tal como é vista em algumas universidades canadenses. Identificar os componentes estruturantes do contexto e as características gerais das duas culturas (a escolar e a universitária) nas quais deverá atuar o futuro docente constitui um primeiro passo a partir do qual se descortinam várias pistas de pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_fgervais.pdf10,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.