Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1442
Type: | Dissertação |
Title: | O ensino de biologia e educação ambiental : práticas alternativas como subsídio na conscientização ético-ambiental estudantil |
Title in English: | The teaching of biology and environmental education: alternative practices such as subsidies on student awareness of ethical and environmental |
Authors: | Saraiva, Karla Maria Rocha |
Advisor: | Aragão, Maria Erivalda Farias |
Co-advisor: | Lima, Isaias Batista |
Keywords: | Biologia;Estudo e ensino;Educação ambiental |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | SARAIVA, Karla Maria Rocha. O ensino de biologia e educação ambiental : práticas alternativas como subsídio na conscientização ético-ambiental estudantil. 2011. 249 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo teve como objetivo analisar a potencialidade no âmbito pedagógico, das atividades práticas alternativas na sensibilização ético-ambiental estudantil, e na aprendizagem de biologia, tendo como foco principal o processo de conscientização ambiental. Dividiu-se esse estudo em três momentos: elaboração de um livro de práticas alternativas, oficina de sensibilização ambiental, e realização de cinco atividades experimentais. O campo de estudo desta pesquisa foi a E.E.F.M Antônio Bezerra, localizada no bairro Antônio Bezerra, no município de Fortaleza, tendo como amostragem estudantes de duas turmas do primeiro ano do ensino médio. Analisou-se os dados obtidos através de análise quantitativa; que avaliou quanto à aprendizagem dos conteúdos de biologia e qualitativa; que avaliou quanto à sensibilização ambiental estudantil. No que tange o primeiro aspecto observou-se uma aprendizagem maior no que se refere ao estudo de vitaminas. Quanto à sensibilização, utilizou-se o critério de categorização de conteúdos, onde as categorias elencadas foram: definição de EA crítica, desigualdade social e responsabilidade ambiental. Nesses três aspectos, percebeu-se que os estudantes apresentavam concepções fragmentadas de EA, com um enfoque descomprometido com a realidade social, econômica e política vivenciada pela sociedade. Após as atividades de sensibilização (oficina ambiental e práticas alternativas) evidenciou-se algumas mudanças relevantes que mostraram um olhar mais voltado aos fatores sociais e suas conseqüências para a problemática ambiental, como também houve o resgate de valores humanos extremamente importantes para viver bem com outro, identificando este outro como a natureza e os seres que ali vivem. A solidariedade e o respeito ao outro foram sentimentos externados nas falas dos estudantes, que refletiram num cuidado maior e responsabilidade para com o meio ambiente. |
Abstract: | This study was aimed at analyzing the educational potential of alternative practical activities in the development of student ethical and environmental awareness and student learning in biology, focusing in the process of environmental awareness. Research was divided into three stages: preparation of a book of alternative practical activities, an environmental awareness workshop and completion of five experimental activities. The object of this research was the E.E.F.M. Antonio Bezerra, located on the Antonio Bezerra neighborhood, in the city of Fortaleza (Ce), Brazil, with a sampling of two classes of high school (first year) students. The data were subjected to quantitative analysis, which assessed the biological learning and qualitative analysis, which evaluated the environmental awareness acquired by the student. Regarding the first aspect, it was observed a knowledge increase (among the students) on the subject of vitamins. As for awareness, we used the criterion of categorization of content, where the categories listed were: definition of critical Environmental Ethics (EE), social inequality and environmental responsibility. In these three aspects, it was found that students had, originally, fragmented views of EE, with an uncompromising approach to the social,economic and political reality inhabited by human society. After raising the awareness of the students (environmental workshop and alternative practical activities) some relevant changes developed, showing a more socially and environmentally aware point of view, emphasizing the coexistence with nature and beings (including humans) living in contact with it. The solidarity and respect for the feelings of the others became evident in the speech of the students, which reflected increased care and responsibility towards the environment. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1442 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_dis_kmrsaraiva.pdf | 10,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.