Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonteles Filho, José Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T11:38:53Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T11:38:53Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | FONTELES FILHO, J. M. (1999) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425 | - |
dc.description | FONTELES FILHO, José Mendes. Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 170-177, 1999. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyses the problematic of self determination of the Tremembé people, within an historical perspective of their relations with the State and the national society which have been implanted since colonization, and the role, nowadays, of the diferenciated Indian school in the strengthening, (re)elaboration, and search for more autonomous relations for the Tremembé. Taking Institutional Analysis as one of the theoretical referencials, the author gives relevance to its itinerary of approaching and constructing the problematic, starting the text with an account and analysis of what he calls stages of natural approach, political-religious approach, aesthetic approach, empirical approach and, finally, epistemological approach. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Índios tremembé | pt_BR |
dc.subject | Indigenismo no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Escola indígena diferenciada | pt_BR |
dc.title | Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo analisa a problemática da autonomia do povo Tremembé, dentro de uma perspectiva histórica de suas relações com o Estado e a sociedade nacional que foram implantadas a partir da colonização, e do papel atual da escola indígena diferenciada no fortalecimento, na (re)elaboração e busca de relações mais autônomas para os Tremembé. Tendo a Análise Institucional como um dos referenciais teóricos de trabalho, o autor dá relevância ao seu itinerário de aproximação e construção da problemática, iniciando o texto com o relato e análise do que denomina etapas de aproximação natural, aproximação político-religiosa, aproximação estética, aproximação empírica e, finalmente, aproximação epistemológica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_jmfontelesfilho.pdf | 7,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.