Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonteles Filho, José Mendes-
dc.date.accessioned2015-12-10T11:38:53Z-
dc.date.available2015-12-10T11:38:53Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationFONTELES FILHO, J. M. (1999)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14425-
dc.descriptionFONTELES FILHO, José Mendes. Autonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CE. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 170-177, 1999.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyses the problematic of self determination of the Tremembé people, within an historical perspective of their relations with the State and the national society which have been implanted since colonization, and the role, nowadays, of the diferenciated Indian school in the strengthening, (re)elaboration, and search for more autonomous relations for the Tremembé. Taking Institutional Analysis as one of the theoretical referencials, the author gives relevance to its itinerary of approaching and constructing the problematic, starting the text with an account and analysis of what he calls stages of natural approach, political-religious approach, aesthetic approach, empirical approach and, finally, epistemological approach.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndios tremembépt_BR
dc.subjectIndigenismo no Brasilpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEscola indígena diferenciadapt_BR
dc.titleAutonomia e escola entre os tremembé de Almofala-CEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa a problemática da autonomia do povo Tremembé, dentro de uma perspectiva histórica de suas relações com o Estado e a sociedade nacional que foram implantadas a partir da colonização, e do papel atual da escola indígena diferenciada no fortalecimento, na (re)elaboração e busca de relações mais autônomas para os Tremembé. Tendo a Análise Institucional como um dos referenciais teóricos de trabalho, o autor dá relevância ao seu itinerário de aproximação e construção da problemática, iniciando o texto com o relato e análise do que denomina etapas de aproximação natural, aproximação político-religiosa, aproximação estética, aproximação empírica e, finalmente, aproximação epistemológica.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_jmfontelesfilho.pdf7,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.