Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Canen, Ana | - |
dc.contributor.author | Moreira, Antonio Flávio Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-09T13:18:31Z | - |
dc.date.available | 2015-12-09T13:18:31Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 12-23, 1999. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398 | - |
dc.description.abstract | The article focuses on multiculturalism and its implications to school curriculum and teacher training courses curriculum. It presents the emergence of multicultural concerns, examines theoretical approaches and discusses principies and strategies of a multiculturally oriented education. It also analyses main challenges to multiculturalism. It is argued that despire all the tensions and questionings involved in multicultural theorizing and practice, multicultural initiatives are feasible. The tensions and questionings are even seen as favouring both the theoretical and practical development of the field. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo focaliza o multiculturalismo e suas implicações para o currículo da escola e da formação docente. Apresenta a emergência de preocupações multiculturais, examina abordagens teóricas, discute princípios e estratégias de um enfoque multicultural na educação, bem como analisa questionamentos que têm sido feitos ao multiculturalismo. O argumento central é que as tensões e os questionamentos dirigidos ao multiculturalismo não inviabilizam o projeto multicultural; ao contrário, podem favorecer o avanço teórico e o desenvolvimento de propostas curriculares pautadas em uma orientação multicultural. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_acanenafbmoreira.pdf | 13,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.