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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBodião, Idevaldo da Silva-
dc.date.accessioned2015-12-03T17:20:02Z-
dc.date.available2015-12-03T17:20:02Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationBODIÃO, Idevaldo da Silva. Isto também é telensino (algumas reflexões sobre o cotidiano das classes de 5ª a 8ª séries de uma escola da rede pública estadual do Ceará). Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 157-168, 1999.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14331-
dc.description.abstractThis paper presents some considerations about the TV-education project which has been used at secondary education in Ceará. The research was based on an etnographic approach, specially the work developed by Ezpeleta & Rockwell (1986, 1987) and it was done at apublic school. Despite of the students high performance, we found difficulties in the project implementation. However, serious and basic problems of Ceará's public education lead us to conclude that, at the moment, "Telensino" (education through television) is still necessary.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTeleducaçãopt_BR
dc.subjectTelensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleIsto também é telensino (algumas reflexões sobre o cotidiano das classes de 5ª a 8ª séries de uma escola da rede pública estadual do Ceará)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto apresenta algumas reflexões sobre o projeto cearense de teleducação, dirigido às séries terminais do ensino fundamental. Ancorada numa abordagem etnográfica, a pesquisa, realizada em Fortaleza, numa escola da rede pública estadual, referenciou-se nos trabalhos de Ezpeleta &Rockwell. As análises apontam dificuldades na administração dos tempos escolares e das dinâmicas próprias do projeto, graves manifestações de indisciplina, problemas decorrentes da falta de domínio dos conteúdos disciplinares e, surpreendentes índices de aprovação. O trabalho conclui que, em função da magnitude e do primarismo das carências da escola pública do Ceará, o Telensino é, ainda, uma necessidade, a despeito das suas fragilidades.pt_BR
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