Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Ana Maria Iorio-
dc.date.accessioned2015-12-03T16:39:58Z-
dc.date.available2015-12-03T16:39:58Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationDIAS, Ana Maria Iorio. O currículo na sala de aula: o uso da informática na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 123-129, 1999.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14329-
dc.description.abstractDuring the course of the history of the education and the human history the major aims of education have been the active incorporation of the men in the world where they live, allowing them its comprehension and change, preparing them to the present and future. So, it is necessary to reconsider: which knowledge will be useful to an action on the present which take the future into account?; which tools (considering the named technologycal novelties) will be efficacious to achieve this major aim?; which way allows one to, effectively, change the level of people life, also transforming the present structure of the system? When priorities are defyned, we realise the importance of the articulation between the knowledge, the information, the new technologies and the education: it is on the group of these relations that the social and personal progress hapen, in the search for a plenty citzenship and the politic, social, economic and ideological autonomy of a society .... The present study intends to discuss a theme which is very much important nowadays: the new technologies on the educacional cenary and, more specifically, the use of educational software as material of teaching-Learning, i.e., the information technology and its relation with education, taking into account that such a relation cannot be understood without a critical analysis of how the process of knowledge and information hapens nowadays, more precisely in a society known as technologic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnológicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.titleO currículo na sala de aula: o uso da informática na educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs objetivos primeiros da educação, ao longo de sua história e da história dos homens, têm sido os de incorporar, ativamente, os seres humanos ao mundo em que vivem, permitindo-lhes compreendê-lo e modificá-lo, preparando-os para o presente e o futuro. E preciso, então, que se repense: que conhecimentos servirão para uma atuação no presente, com vistas ao futuro?; que instrumentos (e aí incluem-se as chamadas inovações tecnológicas) poderão servir para se atingir esse objetivo maior?; de que forma pode-se, efetivamente, modificar o nível de vida das pessoas, alterando, também, a estrutura atual do sistema? Ao se definir prioridades, percebemos a importância da articulação entre o conhecimento, a informação, as novas tecnologias e a educação: é no conjunto dessas relações que se dá o progresso social e pessoal, em busca de uma cidadania plena e de autonomia política, social, econômica e ideológica de uma sociedade... O presente trabalho visa discutir um tema que atualmente se reveste da maior importância: as novas tecnologias no cenário educacional e, mais especificamente, a utilização de softwares educativos como material de ensino-aprendizagem, ou seja, a informática e sua relação com a educação, considerando que tal relação não pode ser entendida sem uma análise crítica de como se dá o processo de conhecimento e informação nos dias de hoje, mais precisamente numa sociedade dita tecnológica.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_amidias.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.