Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartineau, Stéphane-
dc.contributor.authorGauthier, Clermont-
dc.date.accessioned2015-12-03T12:20:17Z-
dc.date.available2015-12-03T12:20:17Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationMARTINEAU, Stéphane; GAUTHIER, Clermont. Da utilidade da pesquisa pedagógica para o ensino. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 37-44, 1999.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14320-
dc.description.abstractThis article is a reflection on pedagogical research. It begins by showing the double functions of research, establishing difference between pure research and practical research, both types of which are used in pedagogical research. The anthers then make aparallel between pedagogical research and European ergonomics shunning how theformer can play a critical role in the definition of the qualifications and competence of the teachers. Finally, they show that pedagogical research, enormously help the teachers in making the right decision.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleDa utilidade da pesquisa pedagógica para o ensinopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta uma reflexão sobre a pesquisa pedagógica. Num primeiro momento, ele coloca em evidência a dupla função da pesquisa, estabelecendo a diferença entre pesquisas puras e pesquisas de cunho prático, categoria esta a qual pertence a pesquisa pedagógica. Num segundo momento, os autores traçam um paralelo entre a pesquisa pedagógica e a ergonomia europeia, indicando de que maneira a primeira pode desempenhar um papel crítico na definição das qualificações e competências dos professores. Finalmente, num terceiro momento, indica-se que a pesquisa pedagógica, por sua capacidade de colocar em confronto as racionalidades dos atores, pode ajudar enormemente os professores nas tomadas de decisão.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_art_smartineau.pdf8,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.