Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14320Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Martineau, Stéphane | - |
| dc.contributor.author | Gauthier, Clermont | - |
| dc.date.accessioned | 2015-12-03T12:20:17Z | - |
| dc.date.available | 2015-12-03T12:20:17Z | - |
| dc.date.issued | 1999 | - |
| dc.identifier.citation | MARTINEAU, Stéphane; GAUTHIER, Clermont. Da utilidade da pesquisa pedagógica para o ensino. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 37-44, 1999. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14320 | - |
| dc.description.abstract | This article is a reflection on pedagogical research. It begins by showing the double functions of research, establishing difference between pure research and practical research, both types of which are used in pedagogical research. The anthers then make aparallel between pedagogical research and European ergonomics shunning how theformer can play a critical role in the definition of the qualifications and competence of the teachers. Finally, they show that pedagogical research, enormously help the teachers in making the right decision. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Pesquisa pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Professor | pt_BR |
| dc.title | Da utilidade da pesquisa pedagógica para o ensino | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a pesquisa pedagógica. Num primeiro momento, ele coloca em evidência a dupla função da pesquisa, estabelecendo a diferença entre pesquisas puras e pesquisas de cunho prático, categoria esta a qual pertence a pesquisa pedagógica. Num segundo momento, os autores traçam um paralelo entre a pesquisa pedagógica e a ergonomia europeia, indicando de que maneira a primeira pode desempenhar um papel crítico na definição das qualificações e competências dos professores. Finalmente, num terceiro momento, indica-se que a pesquisa pedagógica, por sua capacidade de colocar em confronto as racionalidades dos atores, pode ajudar enormemente os professores nas tomadas de decisão. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1999_art_smartineau.pdf | 8,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.