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dc.contributor.authorFurtado, Eliane Dayse Pontes-
dc.contributor.authorSouza, José Ribamar Furtado de-
dc.date.accessioned2015-12-01T17:11:04Z-
dc.date.available2015-12-01T17:11:04Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationFURTADO, Eliane Dayse Pontes; SOUZA, José Ribamar Furtado de. A “intervenção participativa dos atores”: uma metodologia construída no contexto dos assentamentos rurais do Ceará . Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 36, p. 154-162, 1998.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14309-
dc.description.abstractThis paper aims to present a participative approach that has the rural workers as subject of the processo it was developed on a specific context of organisation of the rural settlements, as productive unity. The applied methodology, "action research", took into consideration the following issues: a) a collective group of work, enveloping rural workers and technicians from the government and from the landless movement; b) an auto-diagnosis; c) areflexive analysis of their reality; and, d) a collective decision-making processo. The work was done by 78 technicians and rural workers from 81 land settlements. The "Plans of Action" were elaborated and the National Institute of Colonisation and Land Reform (INCRA), adopted the new methodology for the whole state of Ceará. Thus, the "Particip ative intervention of the Actors", which was applied on a reality of contradicting interests, created a favourable environment for lhe search of lhe emancipation ofthe rural settlements through critical attitudes of the technicians and rural workers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia participativapt_BR
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleA “intervenção participativa dos atores”: uma metodologia construída no contexto dos assentamentos rurais do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem pedagógica participativa, construída no contexto específico, de organização e estruturação dos assentamentos, como unidades produtivas, tendo os trabalhadores como sujeitos. A metodologia utilizada, pesquisa - ação, considera básicos, os elementos: a) um coletivo de trabalho composto por assentados e técnicos do governo e do MST; b) um levantamento conjunto da realidade: autodiagnóstico; c)uma análise reflexiva dessa realidade; e, d) a tomada de decisão trabalho envolve 78 técnicos e 81 assentamentos. Elaboram-se os planos de ação, e o INCRA adota a metodologia para o Ceará. Assim, a intervenção participativa dos atores, numa realidade de conflitos e interesses contraditórios, cria um ambiente propicio para que técnicos e agricultores, desenvolvendo atitudes críticas, busquem a emancipação dos assentamento.pt_BR
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