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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.date.accessioned2015-11-27T15:05:11Z-
dc.date.available2015-11-27T15:05:11Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationVasconcelos, J. G. (1995)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205-
dc.descriptionVASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaber e poderpt_BR
dc.subjectDisciplinamentopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEducação na escolapt_BR
dc.titleA produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucaultpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo constitui parte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre o pensamento de Michel Foucault, extensão do qual foram alguns seminários, proferidos na Universidade Estadual do Ceará, em maio de 1994, tendo como temática central a Ética, a Violência e o Poder. Procuraremos entender aqui a possível relação do assunto com a escola, tomando-se em consideração o fato de que a possibilidade de atuação sobre os corpos dos indivíduos torna-se mais visível nos espaços institucionais. Isso não quer dizer porém, que o poder deixe de se manifestar nas demais esferas do cotidiano, pois que este grande objeto dos estudos de Foucault deve ser entendido como algo essencialmente relacional, produtor de saber e de subjetividade. Assim, pois, é que o autor da Microfísica do Poder se posiciona acerca da explicação dos movimentos do poder: Quando penso na mecânica do poder, penso em sua forma capilar de existir, no ponto em que o poder encontra o nível dos indivíduos, atinge seus corpos, vem se inserir em seus gestos, suas atitudes, seus discursos, sua aprendizagem, sua vida quotidiana. (FOUCAULT, 1986b: 131)...pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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