Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Vasconcelos, José Gerardo | - |
| dc.date.accessioned | 2015-11-27T15:05:11Z | - |
| dc.date.available | 2015-11-27T15:05:11Z | - |
| dc.date.issued | 1995 | - |
| dc.identifier.citation | Vasconcelos, J. G. (1995) | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205 | - |
| dc.description | VASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Saber e poder | pt_BR |
| dc.subject | Disciplinamento | pt_BR |
| dc.subject | Ética | pt_BR |
| dc.subject | Violência | pt_BR |
| dc.subject | Educação na escola | pt_BR |
| dc.title | A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este estudo constitui parte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre o pensamento de Michel Foucault, extensão do qual foram alguns seminários, proferidos na Universidade Estadual do Ceará, em maio de 1994, tendo como temática central a Ética, a Violência e o Poder. Procuraremos entender aqui a possível relação do assunto com a escola, tomando-se em consideração o fato de que a possibilidade de atuação sobre os corpos dos indivíduos torna-se mais visível nos espaços institucionais. Isso não quer dizer porém, que o poder deixe de se manifestar nas demais esferas do cotidiano, pois que este grande objeto dos estudos de Foucault deve ser entendido como algo essencialmente relacional, produtor de saber e de subjetividade. Assim, pois, é que o autor da Microfísica do Poder se posiciona acerca da explicação dos movimentos do poder: Quando penso na mecânica do poder, penso em sua forma capilar de existir, no ponto em que o poder encontra o nível dos indivíduos, atinge seus corpos, vem se inserir em seus gestos, suas atitudes, seus discursos, sua aprendizagem, sua vida quotidiana. (FOUCAULT, 1986b: 131)... | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1995_art_jgvasconcelos.pdf | 5,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.