Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Maria Ivoni Pereira de-
dc.contributor.authorRodrigues, Rui Martinho-
dc.date.accessioned2015-11-27T12:09:39Z-
dc.date.available2015-11-27T12:09:39Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationSÁ, Maria Ivoni Pereira de; RODRIGUES, Rui Martinho. Desenvolvimento e educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 13-30, 1994.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14194-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento e educaçãopt_BR
dc.subjectEvolucionismopt_BR
dc.subjectVoluntaristapt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ideia de desenvolvimento está intimamente ligada, em suas origens, a uma outra ideia: a do evolucionismo histórico-social. Antes que a história, a sociedade e o homem fossem vistos como um processo evolutivo não se cogitava de nada parecido com desenvolvimento. Os gregos acreditavam que a Terra estava no centro de diversas esferas concêntricas. Quando um ponto da Terra completasse uma volta no interior das esferas, a história desse ponto retomaria ao "status quo ante" Era o "eterno retorno". Por ele a história era concebida como um movimento de ciclos fechados. Quem anda em círculos não "evolui", no sentido que mais tarde daria lugar a expressão desenvolvimento. A ideia de "evolução" foi brotando aos poucos...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_art_mipsarmrodrigues.pdf17,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.