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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Camurça, Zélia Sá Viana | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-26T12:04:42Z | - |
dc.date.available | 2015-11-26T12:04:42Z | - |
dc.date.issued | 1991 | - |
dc.identifier.citation | CAMURÇA, Zélia Sá Viana. Educação indígena brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22, p. 117-127, 1991. | pt_BR |
dc.identifier.issn | (0102-1117) Impresso | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14168 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Império | pt_BR |
dc.subject | República | pt_BR |
dc.title | Educação indígena brasileira | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Se a política da educação é por demais complexa, às vezes confusa ou carente de ordenação científica, o "indigenismo", ou, explicitando, as políticas indigenistas, a política da educação indígena, as políticas sociais da educação indígena e para o indígena são, o mais das vezes, caóticas, ambíguas, descomprometidas, autoritárias, falhas de execução, avaliação e de implementação . Conseqüentemente este assunto preocupa os intelectuais e os partícipes da "intelligentzia" brasileira. Para um melhor esclarecimento da educação indígena, alguns aportes e considerações se tornam necessários. O objetivo seria o de melhor aquilatar a conjuntura atual e a importância do estudo neste momento questionante por que passa a educação no Brasil. Uma palestra sobre Alfabetização Indígena e Educação Indígena Brasileira deveria envolver um bocado de história. Nesse esboço histórico deveriam ser abordados o elemento nativo, seu habitat, a catequese dos primeiros missionários, os jesuítas, as atividades da Coroa Portuguesa e do Reino, e toda uma gama de exemplos de colonialismo cultural. Já no Império, desde o primeiro ato constitucional, 1823 - 1824, atos, leis, e artigos constitucionais relativos aos direitos dos Índios. Na República, os projetos, os decretos, as leis, os programas aculturativos, os choques interétnicos, as interferências ecológicas. Seria um nunca acabar... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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