Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Maria Estrela Araújo-
dc.date.accessioned2015-11-25T14:44:26Z-
dc.date.available2015-11-25T14:44:26Z-
dc.date.issued1990-
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria Estrela Araújo. Experiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 37-53, 1990.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14149-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunção pedagógicapt_BR
dc.subjectCoordenação de cursopt_BR
dc.subjectNível superiorpt_BR
dc.titleExperiência de recuperação da função pedagógica de uma coordenação de nível superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Coordenações de Cursos nas Universidades se ressentem de um trabalho burocrático desgastante e repetitivo. Isto acontece por falta de uma proposta teórica clara do curso, da qual decorreria uma ação pedagógica explícita e consequente, delineando assim, o trabalho dos coordenadores de curso. Assumimos a Coordenação do Curso de Pedagogia da UFC em novembro/86, para uma gestão de dois anos, depois de uma eleição paritária em que todos os membros da Faculdade de Educação (alunos e professores) votaram. Iniciamos nosso trabalho com a elaboração de uma proposta apresentada por ocasião das eleições; proposta essa que depois foi concretizada num plano constituído de vários projetos pedagógicos. É exatamente esta experiência de vivência na função pedagógica da Coordenação e seus resultados, tais como: maior participação de todos os setores da Faculdade, mais dinamismo no curso, maior centralização e valorização do aluno, preocupação com um ensino qualificado e comprometido com a transformação da realidade social, que iremos discutir nesta comunicação de experiência. Estamos certos que foi a clareza da postura teórica do curso, explicitada na "Proposta de Reformulação Curricular" que está sendo implantada no Curso de Pedagogia da UFC, que permitiu o redirecionamento pedagógico da Coordenação de curso...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1990_art_meafernandes.pdf8,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.