Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14143
Tipo: Dissertação
Título: Estrutura populacional de um rebanho leiteiro da raça Pardo-suíça no Estado do Ceará
Título em inglês: Population structure of a dairy cattle breed Brown Swiss In Ceará
Autor(es): Albuquerque, Ariane Loudemila Silva de
Orientador: Oliveira, Sônia Maria Pinheiro de
Palavras-chave: Bovino - Criação.;Bovino de leite;Melhoramento genético
Data do documento: 2010
Citação: ALBUQUERQUE, A. L. S. Estrutura populacional de um rebanho leiteiro da raça Pardo-suíça no Estado do Ceará. 2010. 49 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a estrutura populacional de um rebanho bovino da raca Pardo-Suica no Estado do Ceara. Os dados foram provenientes do fichario de controle zootecnico da Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC), da Universidade Federal do Ceara, no periodo de 1988 a 2009, referentes a registros de 431 animais (149 machos e 282 femeas). Foram estimados o tamanho efetivo (Ne), o coeficiente de consanguinidade (F) parentesco medio (AR) dos individuos, o tamanho efetivo de fundadores e de ancestrais (fa e fe), o intervalo de geracoes (IG), a integridade dos pedigrees e as estatisticas F de Wright. Os coeficientes de F e AR medios da populacao foram de 0,0037 e 0,0139 respectivamente. Ja o intervalo de geracoes (IG) total foi de 5,40 anos, sendo maior para mae-filha. O numero efetivo de animais fundadores (fe) e de ancestrais (fa) foi 50 e 39 respectivamente, sendo que de todos os ancestrais apenas, metade foi responsavel pela variabilidade genetica da populacao, o que indica perda de genes de origem. Observa-se baixa contribuicao dos animais fundadores ao longo das geracoes. Quanto a integridade dos pedigrees foram identificados 53,13% animais como pais (reprodutores) e 50,81% como maes. Para subdivisao da populacao os valores obtidos para FIS, FST e FIT foram -1,00, 0,498 e -0,003 respectivamente, indicando perda de heterozigosidade causada pela divisao da populacao.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14143
Aparece nas coleções:PPGZO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_alsalbuquerque.pdf423,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.