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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, Cláudia Linhares-
dc.contributor.authorSoares, Ronan Pardo-
dc.date.accessioned2015-11-25T13:04:50Z-
dc.date.available2015-11-25T13:04:50Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOARES, R. P. Jogos de perseguição-evasão, decomposições e convexidade em grafos. 2013. 206 f. (Doutorado em Ciência da Computação) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14140-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectJogos de aventura por computadorpt_BR
dc.subjectConvexidadept_BR
dc.titleJogos de perseguição-evasão, decomposições e convexidade em grafospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorCoudert, David-
dc.description.abstract-ptbrEsta tese é centrada no estudo de propriedades estruturais de grafos cujas compressões permitem a concepção de algoritmos eficientes para resolver problemas de otimização. Estamos particularmente interessados em decomposições, em jogos de perseguição-evasão e em convexidade. O jogo de Processo foi definido como um modelo para a reconfiguração de roteamento em redes WDM. Muitas vezes, jogos de perseguição-evasão, em que uma equipe de agentes tem como objetivo limpar um grafo não direcionado, estão intimamente relacionados com decomposições em grafos. No caso de grafos direcionados, mostramos que o jogo de Processo é monotônico e definimos uma nova decomposição em grafos equivalente a tal jogo. A partir de então, investigamos outras decomposições em grafos. Propomos um algoritmo FPT para calcular vários parâmetros de largura em grafos. Em particular, este é o primeiro algoritmo FPT para calcular a largura em árvore especial e a largura em árvore q-ramificada de um grafo. Em seguida, estudamos um outro jogo perseguição-evasão que modela problemas de pré-obtenção. Nós introduzimos uma versão mais realista do jogo de Vigilância a versão on-line. Estudamos a diferença entre o jogo de Vigilância clássico e suas versões conectadas e on-line, fornecendo novos limites para essa diferença. Nós, então, definimos um modelo geral para o estudo de jogos perseguição-evasão, com base em técnicas de programação linear. Este método permite-nos dar os primeiros resultados de aproximação para alguns desses jogos. Finalmente, estudamos outro parâmetro relacionado com a convexidade e a propagação da infecção em redes, o “hull number”. Nós fornecemos vários resultados de complexidade computacional, dependendo das propriedades estruturais do grafo de entrada e usando decomposições em grafos. Alguns destes resultados respondem problemas em aberto na literatura.pt_BR
dc.title.enPursuit-evasion games, decompositions and convexity on graphspt_BR
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