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dc.contributor.authorLUZ, Ana Maria de Carvalho-
dc.contributor.authorSANT’ANNA, Olga Regina Vieira-
dc.date.accessioned2015-11-23T13:31:44Z-
dc.date.available2015-11-23T13:31:44Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.citationLUZ, A. M. C.; SANT'ANNA, O. R. V. (1987)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14059-
dc.descriptionLUZ, Ana Maria de Carvalho; SANT’ANNA, Olga Regina Vieira. A leitura do aluno “alfabetizado”: o processo de construção do leitor na zona rural do Estado da Bahia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 171-178, 1987.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAluno alfabetizadopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEstado da Bahiapt_BR
dc.titleA leitura do aluno “alfabetizado”: o processo de construção do leitor na zona rural do Estado da Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho explora parte do material coletado para o projeto de pesquisa intitulado "Levantamento, estudo e análise dos instrumentos de alfabetização utilizados na zona rural do Estado da Bahia." Este projeto, iniciado em 1984, além das autoras desta comunicação, contava com a participação, como pesquisadores, das professoras Regina Maria Robatto Nunes e Maria José Palmeira, sob a coordenação da Profª Teresinha Froes Burnham. Muitas das entrevistas realizadas com alunos, na segunda etapa da pesquisa, apresentavam dados que permitiram uma primeira aproximação de um tema que não era o objeto central da pesquisa: as características do desempenho em leitura oral de crianças de idades e séries diversas, consideradas alfabetizadas ou em processo de alfabetização. Como as escolas eram multisseriadas, as entrevistas ocorreram de forma coletiva, com a participação de crianças das quatro primeiras séries. Foram entrevistas não estruturadas, no decorrer das quais várias crianças dialogavam o pesquisador, de forma bastante espontânea. Alguns pesquisadores, aproveitando o ambiente de sala de aula, pediram aos alunos para mostrar os seus livros de leitura, falar sobre eles e, em alguns casos, solicitaram que alguns lessem "lições" de que mais gostavam. Foi assim que surgiu um material bastante rico e ilustrador das características desses leitores e das suas representações sobre os textos lidos e sobre seu processo de aprendizagem de leitura...pt_BR
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