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dc.contributor.authorCosta, Edward Martins-
dc.contributor.authorSouza, Hermino Ramos de-
dc.contributor.authorRamos, Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Jorge Luiz Mariano da-
dc.date.accessioned2015-11-18T14:53:17Z-
dc.date.available2015-11-18T14:53:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCOSTA, Edward Martins; SOUZA, Hermino Ramos de; RAMOS, Francisco de Sousa; SILVA; Jorge Luiz Mariano da. Eficiência e Desempenho no ensino superior: uma análise da fronteira de produção educacional das IFES brasileiras. Rev. Econ. Contemp., Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 415-440, set-dez.2012.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5527-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13987-
dc.description.abstractThe objective of this study is to measure the educational efficiency of higher education in Brazil, in the period between 2004 and 2008, focusing on the Federal Institutions of Higher Education (FIHE). To achieve this purpose, educational efficiency scores were measured by a DEA-SBM analysis. Indicators of educational management of the institutions were considered, observing them in two subsets: group A containing twenty eight institutions and group B with twenty one. The results indicate higher rates of educational efficiency in the periods designated for this research. The causes of inefficiency in educational production at the FIHEs vary according to the two groups analyzed: for the majority of FIHEs in group A, the high number of students per professor and the increase in cost per student were causes of inefficiency; in group B the factors that most compromised efficiency were the high number of students per professor and staff, as well as the qualification index of the faculty. Moreover, the low rate of success in undergraduate courses and the CAPES-MEC ranking of graduate courses, represented inefficiency factors in the FIHEs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev. Econ. Contemppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.titleEficiência e desempenho no ensino superior: uma análise da fronteira de produção educacional das IFES brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo mensurar a eficiência educacional do ensino superior no Brasil, no período de 2004 a 2008, com ênfase nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para tal propósito, mensuraram-se os escores da eficiência educacional por meio da análise de dados DEA-SBM. Procurou-se considerar os indicadores de gestão educacional das próprias instituições observando-as em dois subconjuntos: o grupo A, contendo 28 instituições; e um grupo B, com 21. Os resultados apontaram, em todos os períodos avaliados, níveis elevados de eficiência educacional. As causas da ineficiência da produção educacional das IFES variaram de acordo com os grupos analisados; por exemplo, para a maioria das IFES do grupo A, o elevado número de alunos por professores e o aumento do custo por aluno foram causas de ineficiência. Já para as IFES do grupo B, os fatores que mais comprometeram a eficiência foram o elevado número de alunos por professores e por funcionários, e o índice de qualificação do corpo docente. Ademais, a baixa taxa de sucesso nos cursos de graduação e do conceito CAPES-MEC, dos cursos de pós-graduação, representaram fatores de ineficiência das IFES.pt_BR
dc.title.enEfficiency and performance in higher education: a frontier analysis of the educational productivity of the Brazilian Federal Institutes of higher educationpt_BR
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