Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorAguiar, Francisco Fagner Portela-
dc.date.accessioned2015-11-18T13:38:59Z-
dc.date.available2015-11-18T13:38:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAGUIAR, Francisco Fagner Portela. Um background na teoria dos conjuntos. 2015. 50 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13985-
dc.description.abstractThe set theory sometimes left out in some high schools, is in a key element for understanding the functions in particular. Failure to address this issue or its superficial approach leaves the student a difficult gap to be filled in later studies. Incidentally, the left gap may hinder student performance in higher education. If this is so, is the main objective of this work to a reinterpretation of the main topics linked to the high school set theory, while making a bridge between these and other equally important points dealing with sets in a more academic language. Will be covered from the properties and theorems related to finite sets up its generalization to infinite sets, culminating in the Cantor-Schroeder-Bernstein theorem, the Axiom of Choice and Zorn’s Lemma. To this end, there were literature searches in various sources.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria dos conjuntospt_BR
dc.subjectTeorema de Cantorpt_BR
dc.subjectAxioma da escolhapt_BR
dc.titleUm background na teoria dos conjuntospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA teoria de conjuntos por vezes deixada de lado em algumas escolas de ensino médio, constitui-se em um elemento primordial para o entendimento das funções, em especial. A não abordagem, ou a sua abordagem superficial, deixa no estudante uma lacuna difícil de ser suprida em estudos posteriores. Aliás, a lacuna deixada pode dificultar o desempenho do estudante no ensino superior. Diante desta constatação, é objetivo principal desta dissertação fazer uma leitura dos principais tópicos ligados à Teoria de Conjuntos do ensino médio, ao mesmo tempo em que faz uma ponte entre estes e outros pontos não menos importantes, tratando conjuntos em uma linguagem mais acadêmica. Serão abordados desde as propriedades e teoremas relacionados a conjuntos finitos, até a sua generalização para conjuntos infinitos, culminando com o teorema de Cantor-Schroeder-Bernstein, o Axioma da Escolha, e o Lema de Zorn. Para tantos, realizaram-se pesquisas bibliográficas em fontes variadas.pt_BR
dc.title.enOne background in set theorypt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_ffpaguiar.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.