Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Benevides, Fabrício Siqueira | - |
dc.contributor.author | Silva, Ednardo Lino da | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-18T13:35:45Z | - |
dc.date.available | 2015-11-18T13:35:45Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ednardo Lino da. Aplicação do método de indução matemática no ensino médio. 2015. 51 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13983 | - |
dc.description.abstract | This dissertation deals with the importance of using Mathematical Induction Method demonstrations in Basic Mathematics Teaching, because, currently, it is clear that this proof technique is rarely approached at that level of education. For this, we pursue a path that goes from the importance of the demonstrations, followed by a section in which we show the difference between induction and mathematical induction, including the definition and explanation of this method. We also show the equivalence between different forms of the Induction Principle and the Well Ordering Principle. We conclude with the resolution of some examples, followed by suggestions of some problems to facilitate the understanding and application of mathematics Induction Method in High School. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Indução matemática | pt_BR |
dc.subject | Axiomas | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Aplicação do método de indução matemática no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho trata da importância de se utilizar o Método de Indução Matemática em demonstrações no Ensino Básico da Matemática, pois, atualmente, percebe-se que essa técnica de prova é raramente abordada nesse nível de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importância das demonstrações, seguido de uma seção na qual procuramos mostrar a diferença entre indução e indução matemática, passando pela definição e explicação desse método. Mostramos também, as equivalências entre as diversas formas do Princípio da Indução e o Princípio da Boa Ordenação. Concluímos com a resolução de vários exemplos, seguidos da sugestão de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicação do Método de Indução Matemática no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.title.en | Application of mathematical induction method in high school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_elsilva.pdf | 746,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.